Saboreando o patrimônio imaterial através da memória e do turismo: cozinha passada de geração em geração em Vila Bela da Santíssima Trindade-MT

Autores

  • Bruna Mendes de Fava Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT
  • Maria Thereza O. Azevedo Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT.
  • Regiane Caldeira Universidade Estadual de Mato Grosso- UNEMAT.

DOI:

https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V9.N1.A7018pp.191-2087018

Palavras-chave:

Culinária, Cultura, Tradição, Memória, Turismo.

Resumo

A culinária, passada de geração para geração na comunidade de Vila Bela da Santíssima Trindade no Estado de Mato Grosso e suas relações com a memória e o turismo, é o tema deste artigo. Para essa pesquisa foram realizados estudos bibliográficos e visitas ao município durante as festas de santos, nos meses de julho e dezembro de 2013. Nesta oportunidade, as mulheres que cozinham em suas casas no dia a dia e as que são cozinheiras das festas, foram ouvidas. Este estudo adotou como abordagem, a técnica de observação participante para a geração de dados e entrevistas semi-estruturadas. Constatou-se que a maioria das mulheres aprendeu a cozinhar observando suas mães e familiares. Muitas, ao falarem dos pratos que comiam na infância, produzidos tanto no contexto ordinário (lar) quanto extraordinário (dias de festas) mencionavam as relações sociais que estas ações produziam.  Ao observar a cultura de Vila Bela, por meio da comida tradicional, percebemos que a valorização dos aspectos culinários passados de pais para filhos e a variedade de alimentos regionais, apresentam-se como elementos importantes à composição do produto turístico local, e, além disto, como uma das formas de valorizar e empoderar a comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Mendes de Fava, Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT

Graduada em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI/SC (2006), Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT. Doutoranda em Estudos de Cultura Contemporânea (UFMT).

 

Maria Thereza O. Azevedo, Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT.

Doutora em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo, ECA/USP, Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, ECA/ USP. Graduada em Comunicação pela Universidade de Brasília, UnB. Professora Associada do Departamento de Artes da UFMT.

Regiane Caldeira, Universidade Estadual de Mato Grosso- UNEMAT.

Graduada em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI/SC (2006), Mestre em Turismo e Desenvolvimento Internacional pela Universityof Brighton-Inglaterra (2011).Doutoranda no Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Sociologia UFSCAR-UNEMAT.

Downloads

Publicado

29-03-2019

Como Citar

Mendes de Fava, B., O. Azevedo, M. T., & Caldeira, R. (2019). Saboreando o patrimônio imaterial através da memória e do turismo: cozinha passada de geração em geração em Vila Bela da Santíssima Trindade-MT. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 9(1), 191–208. https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V9.N1.A7018pp.191-2087018

Artigos Semelhantes

<< < 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.