Formação superior e desenvolvimento do enoturismo no Brasil

Autores/as

Palabras clave:

Enoturismo, Desenvolvimento regional, Educação.

Resumen

Para o desenvolvimento do enoturismo é fundamental a atuação de pessoas qualificadas, com conhecimentos voltados ao marketing, à comercialização, à hospitalidade e bem receber, dentre outros. Inexiste formação superior específica em enoturismo no Brasil e esta prestação de serviço turístico nas vinícolas, muitas vezes é desempenhada pelos enólogos ou outros profissionais da indústria vinícola. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a contribuição dos cursos superiores de Viticultura e Enologia do país no desenvolvimento do enoturismo no Brasil, verificando a percepção dos coordenadores dos cursos, os respectivos projetos pedagógicos – PPC’s, o perfil dos egressos e as atividades realizadas por eles. Por meio de questionário on-line e pesquisa documental, foram analisados cinco dos seis cursos de Viticultura e Enologia existentes no Brasil, e uma amostra de 125 egressos, concluintes até 2018. Os questionários foram tabulados usando o software Excel e analisados através de estatística descritiva. De acordo com a amostra, 55% dos egressos são do sexo feminino, a maioria dos participantes possui entre 19 a 29 anos (52%) e exercem suas atividades profissionais principalmente no Rio Grande do Sul. Dentre as principais atividades realizadas pelos egressos estão a elaboração e análise de vinhos, recepção e atendimento aos turistas, guiamento em visitas, varejo e comercialização. Tanto egressos como coordenadores consideraram importante aprender sobre enoturismo, embora as diretrizes dos PPC’s, por vezes, não contemplem o conteúdo de forma obrigatória. Os resultados do estudo contribuem para reforçar a importância dessa área de formação, além de discutir conteúdos relevantes e atualizados em relação às diretrizes dos PPC’s, qualificando a participação dos egressos no desenvolvimento do arranjo produtivo local Uva e Vinho. Isso implica diretamente na melhoria da área, no que tange à educação superior, e que tem sido pouco abordada considerando-se o crescente desenvolvimento do setor vitivinícola e turístico no país.

Biografía del autor/a

Hernanda Tonini, IFRS - Campus Bento Gonçalves

Docente da área de Turismo e Hotelaria do IFRS Campus Bento Gonçalves. Dra. em Desenvolvimento Rural - UFRGS (Brasil).

Joice Lavandoski, UNIRIO

Docente da área/departamento de Turismo da UNIRIO e da UFF. Dra. em Turismo - Universidade do Algarve (Portugal).

Odila Bondam Carlotto, IFRS - Campus Bento Gonçalves

Pedagoga do IFRS - Campus Bento Gonçalves. Mestre em Educação - UCS (Brasil).

Bianca de Avila Martins, IFRS - Campus Bento Gonçalves

Graduanda do curso Tecnólogo em Viticultura e Enologia do IFRS - Campus Bento Gonçalves.

Publicado

2021-12-22

Número

Sección

Artigos

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