Fatores determinantes da oferta turística de Natal-RN

Um olhar de agências de viagens e guias de turismo

Autores/as

  • Mellyssa Layla Barbosa Damasceno Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Andrea Virginia Souza Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva Cavalcante Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Lissa Valéria Fernandes Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Palabras clave:

Oferta Turística, Natal/RN, Agências de Receptivo, Guias de Turismo

Resumen

O turismo, considerado um fenômeno, pode ser abordado em diversas esferas tendo em vista a capacidade de integração que a atividade possibilita. Com relação a essa integração e mais precisamente na formação da oferta turística, a presente pesquisa teve como objetivo estudar os fatores determinantes na formação dos componentes da oferta turística comercializada pelas agências de receptivo e guias de turismo do destino Natal/RN. Em buscas sobre a temática em periódicos e anais, foi possível observar a escassez de estudos relacionados à temática, bem como acerca dos atores que possuem maior influência na inclusão e exclusão destes fatores. A partir da pouca produção que aborde o tema, e na perspectiva da autora que vivência esses meios, desencadeou-se a necessidade de explorar esse campo em uma pesquisa do tipo qualitativa. Os procedimentos metodológicos utilizados para a coleta de dados foram pesquisas bibliográficas e entrevista com os atores mencionados, através de perguntas semiestruturadas, visando encontrar os elementos determinantes na formação da oferta a partir do olhar dos representantes de agências de viagens e guias de turismo, bem como discorrer sobre a temática. Foi possível observar que existem fatores que determinam a formação dos componentes da oferta turística, e que esses de fato, estão relacionados com agências de viagens e guias de turismo, além da integração da atividade turística como um todo, podendo chegar a conclusão de que as hipóteses abordadas se afirmam a partir das entrevistas realizadas, entrando em concordância com autores que abordam a temática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andrea Virginia Souza Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutora em Ciência Política, com especialidade em Relações Internacionais, pelo Institut d'Études Politiques de Paris (IEP/Sciences-Po Paris). Bacharel em Publicidade e Propaganda (UnP), Turismo (UFRN) e Filosofia (UFRN). Professora do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo - PPGTUR da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Gestão e desenvolvimento do Turismo pelo PPGTUR/UFRN. Bacharel em Turismo pela UFRN. Bacharel em Administração pela UFRN. Técnica em Gerência de produção pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI/RN/Natal/Brasil. Membro do Grupo de Pesquisas em Marcas e Marketing (GPMAR/CNPq/UFRN) da linha de pesquisa Criatividade e Inovação em Marketing na área de Comunicação.

Lissa Valéria Fernandes Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Pós-Doutorado em Comunicação Estratégica pela Universidade Autônoma de Barcelona. Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de Barcelona, revalidado pela Universidade de Brasília. Mestrado em Comunicação e Estratégia Política pela Universidade Autônoma de Barcelona. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Turismo Stricto Sensu (PPGTUR/UFRN). Membro pesquisadora do Grupo de Estudos em Gestão do Turismo GESTUR/CNPq. Membro pesquisadora do Laboratório de Análise Instrumental da Comunicação LAICOM/UFMS-CNPq. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Marcas e Marketing GPMAR/CNPq. Membro pesquisadora da Associação Científica para a Avaliação e Medição de Valores Humanos AEVA/Barcelona-Espanha.

Citas

AAKER, J. L.; BENET-MARTINEZ, V.; GAROLERA, J. Consumption Symbols As Carriers Of Culture: A Study Of Japanese And Spanish Brand Personality Constucts. Journal Of Personality And Social Psychology, 81(3), 492, 2001.

ALARCON, Tatiana. A importância das agências de viagem para o turismo brasileiro. Brasília: Ministério do Turismo, 24 set. 2015. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/5521-aimport%C3%A2ncia-das-ag%C3%AAncias-de-viagem-para-o-turismobrasileiro.html. Acesso em: 22 ago. 2019.

ANDRADE, Arthur Luiz. Melhores do turismo Panrotas Elo 2019. Panrot45anos, São Paulo, ano 27, n. 1366, p. 24-58, 9 abr. 2019. Disponível em: https://issuu.com/panrotas/docs/1366-issuu/46. Acesso em: 28 ago. 2019.

BARBOSA, Fabia Fonseca. O Turismo como um fator de desenvolvimento local e/ou regional. Caminhos de geografia: revista on line, Ufla, v. 10, p. 107-114, 2005. DOI ISSN 1678-6343. Disponível em: www.ig.ufu.br/caminhos_de_geografia.html. Acesso em: 5 set. 2019.

BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. São Paulo: Senac, 2004.

______. Turismo: planejamento estratégico e capacidade de gestão - desenvolvimento regional, rede de produção e clusters. São Paulo: Manole, 2012.

BRAGA, Debora Cordeiro (org.). Agências de viagens e turismo: práticas de mercado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

CANANI, Ivone Selva Santos. Guia de Turismo: o mérito da profissão. Turismo em Análise, São Paulo, v. 10, p. 92-106, 1999. DOI https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v10i1p92-106. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63461. Acesso em: 23 set. 2019.

CHIMENTI, Silvia. Guia de turismo: o profissional e a profissão. São Paulo: Senac, 2007.

CRUZ, Rita de Cássia Ariza da. Política de Turismo e (re) ordenamento de territórios do Nordeste do Brasil. Tese de Doutorado. Departamento de Geografia. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1999.

DANTAS, A. V. S. L’Influence des acteurs internationaux sur la politique du tourisme au Brésil. Tese de Doutorado. Departamento de Ciência Política. Centre de Recherches Internationales. Institut d’Études Politiques de Paris. Paris, 2016.

DIAS, Reinaldo. Introdução ao turismo. São Paulo: Atlas, 2013.

DUMAZEDIER, Jofre. Lazer e cultura popular. Debates, São Paulo: Perspectiva, 1976.

FECOMERCIO (Rn). Perfil do turista na alta estação 2019. Natal/Rn, 2019. Disponível em: http://fecomerciorn.com.br/pesquisas/perfil-do-turista-na-alta-estacao-2019. Acesso em: 20 out. 2019.

FERREIRA, Larissa da silva. Planejamento e ordenamento territorial do turismo na região metropolitana de Natal-RN. 2009. Dissertação (mestrado em geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - centro de ciências humanas, letras e artes - departamento de geografia programa de pós-graduação e pesquisa em geografia – ppge, natal/rn, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/18877. Acesso em: 20 out. 2019.

GOVERNO DO ESTADO (RN). ASSECOM/RN. Turismo. Natal/RN, 2014. Disponível em: http://www.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=12096&ACT=&PAGE=0&PARM=&LBL=Conhe%E7a+o+RN. Acesso em: 12 nov. 2019.

HALL, Colin Michael. Planejamento turístico: políticas, processos e planejamentos. São Paulo: Contexto, 2001.

HULTMAN, M.; SKARMEAS, D.; OGHAZI, P.; BEHESHTI, H. M. Achieving Tourist Loyalty Through Destination Personality, Satisfaction, And Identification. Journal Of Business Research, 68(11), 2227-2231, 2015.

IGNARRA, Luiz Renato. Fundamentos do turismo. Rio de Janeiro: Senac, 1999.

KOUTOULAS, D. Understanding the tourist product. In: Interim symposium of the Research Committee on International Tourism (RC 50)of the International Sociological Association (ISA) on the topic:“understanding tourism - theoretical advances”, 14-16 May 2004, University of the Aegean, Mytilini, Greece, pp. 2-21. [online]. 2004. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/280317594_Understanding_the_Tourism_Product>. Acesso em: 13 out. 2021.

KUMAR, V.; NAYAK, J. K. The Measurement & Conceptualization Of Destination Personality. Tourism Management Perspectives, 12, 88-93, 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tmp.2014.09.002. Acesso em: 26 de jul. 2022.

LEME, Fernanda B. Maciel. Guias De Turismo De Salvador: Olhares Sobre A Profissão E Reflexões Sobre O Papel Do Guia Como Sujeito Na Cidade. Cultur: Revista de Cultura e Turismo, uesc, v. 4, n. 2, p. 19-37, 2010. Disponível em: http://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/issue/view/32. Acesso em: 23 set. 2019.

LOHMANN, Guilherme Lohmann. Alexande Panosso Neto. Teoria do turismo: conceitos, modelos e sistemas. São Paulo: Aleph, 2008.

MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. São Paulo: Didática, v. 26/27, 1990/1991.

MAZZON, J. A., & Vera, L. A. N. (2008). A Opinião Dos Turistas De Negócios Sobre A Imagem Da Cidade De São Paulo. Revista Turismo Em Análise, 19(3), 345-368. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v19i3p345-368. Acesso em: 20 de jul. 2022.

PAZINI, R.; BRAGA, D. C.; GÂNDARA. J. M. G. A importância do guia de turismo na experiência turística: da teoria à prática das agências de receptivo de Curitiba-PR. Caderno Virtual de Turismo. Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, p. 162-182, ago. 2017. DOI: 10.18472/CVT.17N2.2017.1269. Acesso em: 12 de set. 2019.

PETROCCHI, Mario. Turismo: planejamento e gestão, 2 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

_____. Marketing para destinos turísticos. São Paulo: Futura, 2004.

______. BONA, André. Agências de turismo: planejamento e gestão. São Paulo: Futura, 2003.

QU, H., KIM, L. H.; IM, H. H. A Model Of Destination Branding: Integrating TheConcepts Of The Branding And Destination Image. Tourism Management, 32(3), 465-476, 2011. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tourman.2010.03.014. Acesso em: 20 jul. 2022.

TRIBUNA DO NORTE. Passeio de dromedário será suspenso em Genipabu. Natal/Rn, 11 jun. 2019. Disponível em: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/passeio-de-dromeda-rio-sera-suspenso-em-genipabu/450695. Acesso em: 26 jun. 2019.

TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. Turismo básico. 5. ed. rev. São Paulo: Senac, 2001.

SLUSZZ, Thaisy. 10 melhores praias do rio grande do norte. [S. l.], 2016. Disponível em: https://www.guiaviagensbrasil.com/blog/10-melhores-praias-do-rio-grande-do-norte/. Acesso em: 26 jun. 2019.

SOUIDEN, N.; LADHARI, R.; CHIADMI, N. E. Destination Personality And Destinationimage. Journal of Hospitality And Tourism Management, 32, 54-70, 2017. DOI: 10.1016/J.JHTM.2017.04.003. Acesso em: 20 jul. 2022.

VAZ, Gil Nuno. Marketing turístico receptivo e emissivo: Um roteiro estratégico para projetos mercadológicos públicos e privados. São Paulo: Pioneira, 1999.

VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2005.

Publicado

2023-06-22

Cómo citar

Barbosa Damasceno, M. L., Souza Dantas, A. V. ., Oliveira Gonçalves da Silva Cavalcante, I. C., & Fernandes Ferreira, L. V. (2023). Fatores determinantes da oferta turística de Natal-RN: Um olhar de agências de viagens e guias de turismo. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 13(1), 83–103. Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/15075

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.