Design e experiência turística

uma proposta de método de trabalho

Autores/as

  • Maria Eduarda Fagundes dos Santos Universidade Federal do Pampa
  • Tiago Costa Martins Universidade Federal do Pampa
  • Mônica Elisa Dias Pons Universidade Federal de Santa Maria

Palabras clave:

experiência, públicos, design

Resumen

O estudo aborda a relação entre o turismo e a criação de uma experiência satisfatória para os visitantes por meio de métodos de design que visam atender às necessidades e às expectativas do público. O trabalho propõe um método para a construção dessa experiência, tendo como objeto de análise o Geoparque Quarta Colônia (RS, Brasil). Metodologicamente, o estudo empregou a Design Science Research (DSR), que busca gerar conhecimento científico para o desenvolvimento de soluções para problemas reais. Os resultados e discussões apresentam os dois testes realizados que contribuíram para a elaboração e o aprimoramento da solução proposta. Conclui-se que a empatia, a colaboração e a iteração são elementos essenciais na aplicação do design de experiência turística. Além disso, o estudo destaca as vantagens e as desvantagens da aplicação do método na projeção da experiência turística.

Biografía del autor/a

Maria Eduarda Fagundes dos Santos, Universidade Federal do Pampa

Bacharela em Relações Públicas pela Universidade Federal do Pampa. Integrante do Grupo de Pesquisa Processos e Práticas nas Atividades Criativas e Culturais (CNPq). Bolsista do projeto "Inovação em planejamento: Relações Públicas ágeis e design centrado no humano (público) como metodologia de trabalho".

Tiago Costa Martins, Universidade Federal do Pampa

Bacharel em Relações Públicas. Tecnólogo em Gestão de Turismo. Mestre e Doutor em Desenvolvimento Regional, com doutorado sanduíche no Exterior - CAPES (PDSE) na Universidade da Beira Interior - UBI, Portugal. Pós-doutor em Comunicação e Gestão das Indústrias Criativas, Universidade do Porto, Portugal. Professor no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Universidade Federal do Pampa. Professor no Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural, Universidade Federal do Pampa. Membro do Comitê de Assessoramento FAPERGS (2022-2024). Investigador colaborador no Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória - CITCEM, Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Portugal. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Mônica Elisa Dias Pons, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Comunicação Social - Habilitação Relações Públicas pela UFSM (1993) e mestrado em Comunicação Social pela PUCRS (1999). Doutora em Comunicação Social pela PUCRS (2007) e Pós-Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Associada no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo e no Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria.

Citas

AGRE, Philip E. Notes on the New Design Space. Los Angeles: Red Rock Eater News Service, 2000. Disponível em: <https://pages.gseis.ucla.edu/faculty/agre/design-space.html#footnote10>. Acesso em: 25 ago 2021.

AGRE, Philip E. Designing Genres for New Media: Social, Economic, and Political Contexts. Los Angeles: Red Rock Eater News Service, 2000. Disponível em: <https://pages.gseis.ucla.edu/faculty/agre/genre.html>. Acesso em: 25 ago. 2021.

ALVES, Daniela Estaregue. Um modelo de design para a experiência do usuário no contexto do turismo de eventos. 2020. 278 f. Tese (Doutorado em Desgin) — Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal da Santa Catarina, Florianópolis, 2020. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216610>. Acesso em: 01 set. 2021.

BACCI, Denise de La Corte et al. Geoparque: estratégia de geoconservação e projetos educacionais. Geologia USP. Publicação Especial, São Paulo, v. 5, p. 07-15, 2009. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/gusppe/article/view/45386>. Acesso em: 20 jan. 2022.

CAROLI, Paulo. Lean Inception: como alinhar pessoas e construir o produto certo. São Paulo: Editora Caroli, 2018.

CECCHIN, Dilson Nicoloso et al. Integração do patrimônio natural ao cultural como recurso geoturístico na implantação do projeto do geoparque Quarta Colônia, RS, Brasil. 2019. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Maria. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/19513/TES_PPGGEOGRAFIA_2019_CECCHIN_DILSON.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 15 de jun. de 2022.

DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel Pacheco; ANTUNES JÚNIOR, José Antonio Valle. Design science research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Bookman Editora, 2015.

GODOY, Michel Marques et al. Geoparque Quarta Colônia (RS): proposta. In: SCHOBBENHAUS, Carlos; SILVA, Cassio Roberto da (Org.). Geoparques do Brasil: propostas. Rio de Janeiro: CPRM, 2012. Disponível em: <https://rigeo.cprm.gov.br/handle/doc/17170>. Acesso em: 15 de jun. de 2022.

GONÇALVES, Gisela. Introdução à Teoria das Relações Públicas. Porto: Porto Editora, 2010.

GONZÁLEZ-DAMIAN, Alfonso. Construcción social de la experiencia turística. Madri, Espanha: Bubok Editorial, 2018.

KRIPPENDORFF, Klaus. A trajectory of artificiality and new principles of design for the information age. In: KRIPPENDORFF, Klaus (ed.) Design in the age of information: a report to the National Science Foundation (NSF). Raleigh, NC: North Carolina State University, 1997. Disponível em: <https://repository.upenn.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1094&context=asc_papers>. Acesso em: 25 ago. 2021.

KRIPPENDORFF, Klaus. Propositions of human-centeredness; A philosophy for design. In: DURLING, D.; FRIEDMAN, K. (ed.). Doctoral education in design: foundations for the future: proceedings of the conference held. Staffordshire, UK: Staffordshire University Press, 2000. p. 55-63. Disponível em: <https://repository.upenn.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1216&context=asc_papers>. Acesso em: 11 ago 2021.

KRIPPENDORFF, Klaus; BUTTER, Reinhart. Semantics: Meanings and contexts of artifacts. In: SCHIFFERSTEIN, H. N. J.; HEKKERT, P. (ed.). Product experience. New York, NY: Elsevier, 2007. p. 353-376. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/76382665.pdf>. Acesso em: 27 ago. 2021.

LONČARIĆ, Dina et al. Co-Creating Tourist Experiences To Enhance Customer Loyalty and Travel Satisfaction. ToSEE – Tourism in Southern and Eastern Europe, n.4, p. 321-334, 2017.

MARTINS, Tiago Costa; SANTOS, Diuliane Valéria Prado dos; SANTOS, Tais Righi dos. Projeto experimental em Relações Públicas e a Design Science Research. Cadernos de Comunicação, [S. l.], v. 26, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/66524. Acesso em: 8 maio. 2023.

SANTOS, Diuliane Valéria Prado dos; MARTINS, Tiago Costa; SANTOS, Maria Eduarda Fagundes dos. A inovação em processo: a implementação da lean inception como metodologia de trabalho em relações públicas. Cambiassu: Estudos em Comunicação, [S. l.], v. 16, n. 28, p. 179–209, 2021. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/17558. Acesso em: 8 maio. 2023.

SCHMITT, Bernd H. Marketing experimental–Exame. NBL Editora, 2002.

MARTINS, Tiago Costa; SANTOS, Diuliane P. dos; SANTOS, Tais Righi dos. Projeto experimental em Relações Públicas e a Design Science Research . Cadernos de Comunicação, [S. l.], v. 26, n. 1, 2022. DOI: 10.5902/2316882X66524. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/66524>. Acesso em: 8 maio. 2023.

MUNIZ, Emerson Cleister Lima; ANDRADE, Mariana Melo Carvalho; RIBEIRO, Alessandro Costa. Experiências turísticas e mídias sociais: um panorama da gestão destes conhecimentos para gerar inovação. Revista Turismo Estudos e Práticas-RTEP/UERN, v. 10, n. 2, 2021. Disponível em:<https://geplat.com/rtep/index.php/tourism/article/view/956/931>. Acesso em: 15 de mar. de 2022.

NORMAN, Donald A. O design do dia a dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

PATZAK, Margarete; EDER, Wolfgang. " UNESCO GEOPARK". A new programme-a new UNESCO label. Geologica Balcanica, v. 28, p. 33-36, 1998. Disponível em: <https://www.geologica-balcanica.eu/journal/28/3-4/pp.-33-35>. Acesso em: 26 de jan. de 2022.

PEZZI, Eduardo; VIANNA, Silvio Luiz Gonçalves. A Experiência Turística e o Turismo de Experiência: um estudo sobre as dimensões da experiência memorável. Revista Turismo em Análise, v. 26, n. 1, p. 165-187, 2015. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/89169/99437>. Acesso em: 04 ago. 2021.

PIMENTEL, Mariano; FILIPPO, Denise; SANTOS, Thiago Marcondes. Design Science Research: pesquisa científica atrelada ao design de artefatos. RE@ D-Revista de Educação a Distância e eLearning, v. 3, n. 1, p. 37-61, 2020. Disponível em: <https://rcc.dcet.uab.pt/index.php/lead_read/article/view/203/195>. Acesso em: 29 de jun. de 2022.

PINE II, B. Joseph; GILMORE, J. Welcome to the experience economy. Harvard Business Review, reprint 98407, p. 97-105, 1998. Disponível em: <http://enlillebid.dk/mmd/wp-content/uploads/2012/03/Welcome-to-the-Experience-Economy-Pine-and-Gilmore.pdf>. Acesso em: 04 de ago. 2021.

POSTMA, Carolien E. et al. Challenges of doing empathic design: Experiences from industry. International journal of design, v. 6, n. 1, 2012. Disponível em: <http://www.ijdesign.org/index.php/IJDesign/article/viewFile/1008/389>. Acesso em: 27 de ago. 2021.

RODRÍGUEZ-ZULAICA, Ainara. ¿Cómo diseñar una experiencia turística? Barcelona: Editorial UOC, 2016.

SANTOS, Maria Eduarda F. O design centrado no humano e as Relações Públicas: um método de planejamento para a experiência do visitante no Geoparque Quarta Colônia. 2022. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa, São Borja, 2022.

ZIEMANN, Djulia Regina; FIGUEIRÓ, Adriano Severo. Proposta para a gestão do território do Geoparque Aspirante Quarta Colônia/RS, com base na análise do seu capital social. 2020. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Maria. Disponível em:<https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/24328/TES_PPGGEOGRAFIA_2020_ZIEMANN_DJULIA.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 07 de jun. de 2022.

Publicado

2023-12-11

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.