O potencial de uma localidade para a oferta cultural e criativa e sua contribuição ao turismo: um método de avaliação
DOI:
https://doi.org/10.28998/ritur.V14.N2.A2024.pp105-133.18325Palabras clave:
Oferta cultural e criativa, Turismo criativo, Cidades, Método, Modelo Prático-TeóricoResumen
No contexto contemporâneo em que mais da metade da população é urbana, as cidades assumem o protagonismo e são desafiadas a (re)descobrirem novos recursos a fim de atender as diferentes demandas da sociedade. Nesse contexto, a oferta cultural e criativa passa a ser entendida como recurso estratégico no âmbito econômico e, por meio das indústrias culturais e criativas e do turismo criativo, gera externalidades positivas promotoras de desenvolvimento sustentável local. Assim, evidencia-se a necessidade de identificar e valorizar as práticas que utilizam a cultura e a criatividade para agregar valor à cidade e que contribuam para a sua sustentabilidade. A partir desse entendimento, este estudo tem por objetivo elaborar um método a fim de compreender as potencialidades de uma localidade para a oferta de atividades culturais e criativas (ACCs), incluindo bens e serviços, com destaque ao turismo criativo. Para tanto, o estudo está assentado no método compreensivo weberiano, que propõe a construção de um modelo Tipo Ideal congregando todas as particularidades encontradas em fenômenos de mesma natureza, obtendo-se, portanto, um modelo abstrato e utópico, cujo principal objetivo é estabelecer um confronto com a realidade observada empiricamente. Dessa forma, a pesquisa de abordagem qualitativa, de tipo exploratório, adotou como procedimento metodológico a revisão teórica seguida da análise de conteúdo de 16 estudos aplicados que permitiram elencar os aspectos-chave necessários à construção do instrumento. Como resultado, obteve-se o Modelo Prático-Teórico (MPT) constituído por seis Dimensões (Humana, Econômica, Social, Cultural, Governança e Instrumental); 16 categorias de análise (Talento, Produção, Educação, Identidade e Pertencimento, Cultura, História e Memória, Resiliência, Relacional, Inteligência Coletiva e Gestão Pública, Meio Ambiente, Tecnologias, Infraestrutura e Recursos, Economia Digital, Emprego e Renda e Desenvolvimento), a partir das quais se elencou os indicadores e variáveis para a avaliação da localidade quanto as ACCs e sua relação com o turismo.
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