O Turismo como instrumento ideológico velado

As sombras da ditadura militar na promoção turística brasileira

Autores/as

  • Breno Montserrat Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Paula Guimarães Santos de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.28998/ritur.V14.N2.A2024.pp134-150.18328

Palabras clave:

Turismo, embratur, Fotografia

Resumen

Uma imagem vale mais que mil palavras, é o que muitos costumam dizer. Entretanto, na presente pesquisa tal afirmação passa a ser questionada. O trabalho parte do contexto de retomada das políticas públicas voltadas ao turismo, em plena ditadura civil-militar de 1964, com a criação da Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR) em 1966. Em meio a um cenário fascista de brutalidade, censura e opressão, uma nova atividade surge, com a promoção de um país belo e descolado da realidade. Partindo da premissa que o turismo estava alinhado e foi utilizado como ferramenta para reforçar o discurso da ditadura, marcadamente o discurso da integração nacional, foi analisado um folder promocional da região Nordeste. Esta região, que juntamente com a Amazônia, por muitos anos foram as localidades mais divulgadas pela EMBRATUR. O objetivo foi compreender como as sete imagens que compõem o material promocional selecionado foram utilizadas para fomentar a ideologia pregada pelo regime militar, evidenciando o que elas escondem e a mensagem que desejam transmitir. As imagens foram analisadas considerando sua forma de conteúdo, como proposto por Mauad (1996) e os três elementos que constituem uma fotografia segundo Kossoy (2001), o assunto, o fotógrafo e a tecnologia. Como resultado, evidencia-se a utilização do turismo com forte viés ideológico, utilizado na construção da narrativa de uma identidade nacional. As fotografias promocionais do Nordeste apontam para a ideia de miscigenação pacífica entre indígenas, negros e brancos, constituindo o queria seria uma “brasilidade”.

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Biografía del autor/a

Breno Montserrat, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

 

Ana Paula Guimarães Santos de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Estudos do Lazer - UFMG/Brasil

Professora Adjunta IV - Geociências - Turismo/UFMG - MG/Brasil.

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Publicado

2024-12-04

Cómo citar

Montserrat, B., & Guimarães Santos de Oliveira, A. P. (2024). O Turismo como instrumento ideológico velado: As sombras da ditadura militar na promoção turística brasileira. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 14(2), 134–150. https://doi.org/10.28998/ritur.V14.N2.A2024.pp134-150.18328

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