Análise do marketing turístico e da promoção do destino Lençóis Maranhenses a partir de uma operadora de turismo Potiguar.

Autores

  • Kennedy Kaufummam Costa Mafra USP/UFRN
  • Marya Maryanna de Carvalho Trindade Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Marcelo Aragão Saldanha Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Lissa Valéria Fernandes Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Palavras-chave:

Lençóis Maranhenses, Turismo, Desenvolvimento, Imagem do Destino

Resumo

O turismo vem crescendo consideravelmente com relação a atividade econômica, dito isso, áreas como tecnologia e o marketing aliam-se a ele, propondo uma diversificação da oferta nos destinos turísticos através de ações de promoção e planejamento estratégico. Dessa forma, escolheu-se o destino turístico Barreirinhas no estado do Maranhão, o município também constitui os Lençóis Maranhenses, localidade conhecida pelo seu belo espaço geográfico. E é a partir disso, que esse trabalho objetiva analisar as estratégias de marketing e promoção turísticos dos Lençóis Maranhenses e seus atuais desafios e perspectivas sob a visão de uma Operadora de Turismo com franquias presentes nos estados de Natal/RN e Fortaleza/CE, que são regiões emissoras de turistas para o destino dos Lençóis. A metodologia possui uma abordagem qualitativa, de natureza exploratório-descritiva, contudo, com base na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2008), tendo como foco nessa pesquisa o auxílio na descrição dos resultados da pesquisa obtidos através do instrumento de pesquisa, questionário. Os resultados mostram que existem uma falta de comunicação entre as operadoras de turismo e a secretaria de Turismo do estado Maranhão no que se refere a ações para promoção do Turismo nos Lençóis, resultando em dificuldades na divulgação do destino.

Biografia do Autor

Kennedy Kaufummam Costa Mafra, USP/UFRN

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGTUR/UFRN. Especialista em Digital Business pela Universidade de São Paulo - USP. Membro do Grupo de Pesquisa Marcas e Marketing - GPMAR/UFRN e bolsista CAPES.

Marya Maryanna de Carvalho Trindade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGTUR/UFRN, Brasil.

Marcelo Aragão Saldanha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGTUR/UFRN. Professor do Instituto Federal do Maranhão - IFMA, Brasil. 

Lissa Valéria Fernandes Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de Barcelona - UB. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Turismo Stricto Sensu(PPGTUR/UFRN), Brasil

Referências

Bardin, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Editora Almedina, 2011.

Braga, D.C. et al. Agências de viagens e turismo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

Candioto, M.F. Agências de turismo no Brasil: Embarque imediato pelo portão dos desafios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

Cervo, A. L.; Bervian, P. A.; Silva, R. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

Chias, J. Turismo, o negócio da felicidade: desenvolvimento e marketing turístico de países, regiões, lugares e cidades. São Paulo: Senac, 2007.

Corzo-Arevalo, D.; Guatibonza, C. M. Marketing de destinos turísticos: un análisis de las tendencias mundiales post-COVID-19 en el departamento de Santander, Colombia. Kalpana- Revista de Investigación, [S. l.], n. 20, p. 72–95, 2021.

Souza, J.; Mendes-Filho, L.; Buhalis, D. Evaluating the effectiveness of tourist advertising to improve the competitiveness of destinations. Tourism Economics, 26(6), 1001-1020, 2020.

Dias, R. Introdução ao turismo. São Paulo: Atlas, 2008.

Doval-Fernández, T.; Sánchez-Amboage, E. Instagram como herramienta de marketing de destinos: funcionalidades y utilidades. Razón y Palabra, [S. l.], v. 25, n. 111, 2021. DOI: 10.26807/rp.v25i111.1786.

Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

Ignarra, L. R. Fundamentos do turismo. São Paulo: Cengage Learning; Rio de Janeiro: Editora SENAC, 2013.

Instituto Brasileiro de Geografia E Estatística - IBGE. Brasília, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ma/barreirinhas/panorama Acesso em: 30 mar.2023.

Kotler, P. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2012.

Kotler, P.; Kartajaya, H.; Setiawan, I. Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2021.

Layrargues, P. P. A função social do ecoturismo. Boletim Técnico do Senac, v. 30, n. 1, p. 38-45, 30 abr. 2004.

Lohmann, G.; Panosso-Netto, A. Teoria do turismo: conceitos, modelos e sistemas. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2012.

Maranhão. Gerência de Planejamento e Desenvolvimento Econômico. Plano de Desenvolvimento Integral do Turismo do Maranhão: Plano Maior. São Luís, 2000.

Morrison, A.M. Marketing de hospitalidade e turismo. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

Novaes, E.K.M.D.R. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses em 10 anos do IFMA. Curitiba: CRV, 2021.

Ramos, B. História de Barreirinhas: Portal dos Lençóis Maranhenses. São Luís, 2019. Segunda edição.

Rodrigues, L.M. Os sentidos do lugar turístico no discurso da propaganda oficial sobre os Lençóis Maranhenses. São Luís: EDUFMA, 2013.

Silva, D.L.B. Turismo em unidades de conservação: Contribuições para a prática de uma atividade turística sustentável no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Brasília: Universidade de Brasília, 2008.

Veal, A. J. Metodologia de pesquisa em lazer e turismo. São Paulo: Aleph, 2011.

Yázigi, E. A alma do lugar: Turismo, planejamento e cotidiano em litorais e montanhas. São Paulo: Contexto, 2003.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Artigos Semelhantes

<< < 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.