Os Desafios da Confiabilidade da Informação na Produção Colaborativa de Conteúdos: análises na Wikipédia, a Enciclopédia Livre

Sandrine Cristina de Figueirêdo Braz, Edivanio Duarte de Souza

Resumo


A produção colaborativa tornou-se uma das características mais marcantes da sociedade em rede, dada a possibilidade e a facilidade com que os usuários podem produzir conteúdos e informações. O fato da colaboração nivelar especialistas e amadores naquela produção contribui para que os conteúdos produzidos nessa modalidade sejam questionados, sobretudo, quanto à confiabilidade e à validade dos mesmos. Com bases nesses pontos, este artigo faz uma análise dos elementos que indicam a confiabilidade das informações da Wikipédia, a Enciclopédia Livre. A pesquisa realizada foi empírica, com abordagem qualitativa, tendo como técnica a Análise de Conteúdo (AC). Os resultados alcançados evidenciam que a produção colaborativa de conteúdos na Wikipédia está relacionada a indicadores de confiabilidade que convergem elementos de fontes de informações impressas e digitais.  No entanto, o maior desafio dessa fonte de informação é explicitar ainda mais quais são e onde se encontram esses elementos. Os indicadores de confiabilidade das fontes de informação da web, mais precisamente da produção colaborativa, têm a possibilidade de estarem constantemente sendo atualizados, o que é providencial para a confiabilidade das informações.

Palavras-chave


Confiabilidade da Informação. Critérios de Confiabilidade da Informação. Produção Colaborativa de Conteúdos. Wikipédia, A Enciclopédia Livre.

Texto completo:

PDF




Direitos autorais 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

        

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, Maceió, Alagoas, Brasil
CEP: 57072-900 | Telefone: +55 82 3214 1342 | e-mail: cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.