Domínio, Crise e Emergência de Paradigmas: discursos sobre as ciências na Ciência da Informação

Marivalde Moacir Francelin

Resumo


Apresenta e analisa os principais eventos que caracterizaram os chamados paradigmas dominantes, paradigmas em crise e paradigmas emergentes. Identifica e discute a presença e os pontos de vista sobre esses paradigmas na Ciência da Informação. O objeto, inicialmente selecionado, é o contexto que discursa sobre a ciência. Paradigmas dominantes, revoluções científicas, crise dos paradigmas e paradigmas emergentes são os principais temas desse discurso. O artigo pergunta sobre a forma como esses temas são apresentados na Ciência da Informação. Contextualiza a pergunta de pesquisa na presença do livro Um discurso sobre as ciências na área. Parte da hipótese de que a literatura da área objetiva apresentar alguns dos paradigmas emergentes, sem especificar a questão do senso comum. Pesquisa exploratória e reflexiva, baseada em revisão bibliográfica. O artigo contribui para refletir sobre as propostas dos paradigmas emergentes no contexto de uma ciência pós-moderna.


Palavras-chave


Ciência da Informação. Paradigmas dominantes. Revoluções Científicas. Crise dos paradigmas. Paradigmas emergentes. Senso Comum.

Texto completo:

PDF

Referências


CAPURRO, R. Epistemologia e Ciência da Informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5, 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo

Horizonte: UFMG, 2003. Disponível em: . Acesso em: 17 abr. 2017.

JAPIASSU, H. O que é saber? In:______. Filosofia da ciência: uma introdução. Rio de Janeiro: UAPÊ, 2010. p. 21-54.

MORIN, E. O método 4: as ideias. habitat, vida, costumes, organização. Tradução de Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 1998.

PRICE, D. S. Aspectos humanísticos da ciência. In:______. A ciência desde a Babilônia. Tradução: Leônidas Hegenberg e Octanny S. da Mota. Belo Horizonte: Itatiaia, 1976. p. 173-182.

RENAULT, L. V. Paradigmas e modelos: proposta de análise epistemológica para a Ciência da Informação. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 15, n. 2, p. 53-60, maio/ago. 2007. Disponível em: . Acesso em: 17 abr. 2017

SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

VEJA-ALMEIDA, R. L.; FERNÁNDEZ-MOLINA, J. C.; LINARES COLIMBIÉ, R. Coordenadas paradigmáticas, históricas y epistemológicas de la Ciencia de la información: una sistematización. Information Research, v. 14, n. 2, 2009.






Direitos autorais 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

        

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, Maceió, Alagoas, Brasil
CEP: 57072-900 | Telefone: +55 82 3214 1342 | e-mail: cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.