Analisando a Opinião de Uso da Folksonomia pelos Funcionários da Biblioteca Central da UFPB
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y330-42Keywords:
Sistema de automação de biblioteca, Representação da informação. Folksonomia, Hibridismo, Web 2.0, Universidade Federal da ParaíbaAbstract
Mensura o desejo de uso da folksonomia pelos funcionários que usam o Ortodocs, sistema de automação de biblioteca (SAB) adotado pela Biblioteca Central (BC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Discute biblioteca, representação da informação e Web 2.0, com enfoque na folksonomia. Adota, como percurso metodológico, as técnicas de pesquisa exploratória e bibliográfica, com a abordagem de coleta de dados quanti-qualitativa junto a 20 pesquisados da BC/UFPB. Encontra, como resultados da pesquisa, que a maioria dos pesquisados usa a Internet mais de 12 vezes na semana, sabe o significado do termo folksonomia, aprova o uso da folksonomia no SAB e acredita que a biblioteca pode ser considerada atualizada ao adotar a folksonomia, indo ao encontro dos preceitos da Web 2.0. Concluiu-se que o uso da folksonomia é desejado pela maioria dos funcionários pesquisados, pois os usuários poderiam colaborar uns com os outros, como também com os bibliotecários, apresentando sugestões de termos a serem inseridos na taxonomia padrão do sistema enquanto uma coexistência entre taxonomia e folksonomia. Almeja novos estudos, inclusive a realização de investigações sobre o Ortodocs após a atualização e/ou aquisição de novo sistema na BC/UFPB, pois o hibridismo de sistemas talvez seja o meio termo desse debate, ao qual um modelo potencializará e influenciará o outro com vistas à colaboração social.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.