Vozes do comando

da missão ao compromisso de diretores de escolas privadas com as bibliotecas

Autores/as

  • Ana Cleide Souza Maciel Universidade Federal da Paraíba
  • Ediane Toscano Galdino Carvalho Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e16913

Palabras clave:

biblioteca escolar privada, diretores de escolas privadas, bibliotecas escolares de João Pessoa

Resumen

A pesquisa objetiva identificar a visão dos diretores de escolas da rede privada da cidade de João Pessoa, PB em relação as bibliotecas escolares que estão sob sua responsabilidade. Essa perspectiva surge da necessidade de entender a relação entre escola e biblioteca a partir de uma temática pouco explorada que advém dos diretores de escolas. A investigação desenvolve uma metodologia baseada na pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa e como instrumento de coleta de dados o questionário misto. Contribuíram para a coleta de dados oito diretores das maiores escolas privadas da cidade de João Pessoa/Paraíba que dispõem de bibliotecas e bibliotecários. Como resultado, identificamos que os referidos gestores reconhecem a magnitude da Biblioteca Escolar no processo de educação, embora ainda exista insuficiência de ações efetivas que integrem a biblioteca como espaço inerente ao universo escolar.

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Biografía del autor/a

Ana Cleide Souza Maciel, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba.

Ediane Toscano Galdino Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestra em Ciência da Informação e Graduada em Administração de Empresas e em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Citas

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Publicado

2024-12-26

Cómo citar

Maciel, A. C. S., & Carvalho, E. T. G. (2024). Vozes do comando: da missão ao compromisso de diretores de escolas privadas com as bibliotecas . Ciência Da Informação Em Revista, 11, e16913. https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e16913

Número

Sección

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