Fundamentos teórico-conceituais aplicáveis à revisão e à atualização de tesauros
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y746-70Palabras clave:
Definições em tesauros. Relações semânticas. Semântica. Teoria da Classificação Facetada. Teoria do Conceito. Tesauro.Resumen
O artigo situa-se no escopo mais amplo de uma pesquisa de doutorado, caracterizada como qualitativa, exploratória, pragmática, aplicada, com respaldo na estratégia metodológica da pesquisa-ação, tendo como proposta desenvolver uma metodologia de revisão e atualização de tesauros. Nesse contexto, este trabalho objetiva oferecer contribuições ao modelizador de tesauros e à pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Informação sobre os principais aspectos teóricos aplicáveis à revisão e à atualização de tesauros. Para tanto, contextualiza, a partir da metodologia de revisão narrativa, os contributos teóricos dos principais domínios do conhecimento que fazem interface com a temática pesquisada, a saber: Biblioteconomia, Ciência da Informação), Terminologia e Linguística. Sob esse enfoque, destaca os princípios da Teoria da Classificação Facetada (TCF), de Ranganathan, e da Teoria do Conceito, de Dahlberg. Os aportes teóricos de Dahlberg para a compreensão das características dos conceitos são utilizados na elaboração de definições mais consistentes, as quais são a base para o processo de modelagem conceitual em tesauros, em especial para a criação de relações semânticas. Os aspectos teóricos da Linguística sobre a semântica e a criação de campos semânticos em tesauros também são destacados. Expõem-se, também, as recomendações da norma internacional ISO 25.964-1 (2011) sobre os critérios para elaborar-se relações semânticas hierárquicas, associativas e de equivalência em tesauros. Evidencia-se a aplicabilidade dos princípios teóricos na pesquisa empírica referente à modelagem conceitual de um protótipo de tesauro. As considerações finais revelam a importância dos aportes teóricos para a construção de definições a modelagem conceitual de tesauros.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.