A perspectiva social da Ciência da Informação acerca da população LGBTQIA+ brasileira no contexto pandêmico

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Pandemia de Covid-19. Sujeitos LGBTQIA . Informação gênero-sexualidade. Informação étnico-racial. Epistemologia.

Résumé

O trabalho teve como objetivo traçar e analisar o lugar da população LGBTQIA+ no contexto pandêmico, considerando o sistema compulsório de produção e de disseminação de informação. A pesquisa tem abordagem quali-quantitativa e utiliza o método fenomenológico no modelo técnico de redução eidética. A partir dos indicadores e das teorias, chegou-se às oito dimensões (insights) que compõem os fluxos fenomenológicos das essencialidades e realidades LGBTQIA+, em que se destacam família, escolaridade, trabalho, estado, relacionamento, saúde física, saúde metal e informação gênero-sexualidade que se refere aos conteúdos informacionais e comunicacionais oficiais produzindo e disseminando pelas redes LGBTQIA+. Existem dois modelos de sistemas de produção e de disseminação de informação com potencial de produzir conhecimentos e valores, são eles: o sistema fenomenológico e o sistema compulsório. No segundo a produção e a disseminação de informação têm ganhado força no contexto da pandemia especialmente no Brasil, lógica que tem privilegia os sujeitos com características heterogemônicas e promovendo dissonância cognitiva e discrepância entre sujeitos da população LGBTQIA+.

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Sérgio Rodrigues de Santana, Universidade Federal da Paraíba

Psicólogo.  Doutorando  em  Ciência  da Informação pela Universidade Federal da Paraíba.

Maytê Luanna Dias de Melo, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de João Pessoa. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba. Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Alagoas. Colaboradora do Programa de Atividades Interdisciplinares da Universidade Federal de Alagoas.Tem experiência na área de Informação em Saúde, com ênfase em Telessaúde. Atua nos campos da Ciência da Informação, com ênfase nos Fundamentos Teóricos, Programas de Pesquisa e Programas disciplinares.

Raimunda Fernanda dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

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Publié-e

2023-04-02

Comment citer

Santana, S. R. de, Melo, M. L. D. de, & Santos, R. F. dos. (2023). A perspectiva social da Ciência da Informação acerca da população LGBTQIA+ brasileira no contexto pandêmico. Ciência Da Informação Em Revista, 9(1/3), 1–19. Consulté à l’adresse https://seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/11939

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