A tomada de decisão no Lean Production baseada na gestão do conhecimento organizacional
uma revisão de literatura
DOI :
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y101-14Mots-clés :
aprendizagem, compartilhamento de informação, informação, conhecimento, produção enxutaRésumé
Essa pesquisa analisou o conhecimento produzido entre 2013 e 2022, relacionando os pontos de intersecção entre Gestão do Conhecimento, Tomada de Decisão e Produção Enxuta. Desse modo o estudo proposto assumiu uma abordagem qualitativa, quanto à intepretação dos dados. Com isso, foi realizado uma Revisão Sistemática de Literatura, os pesquisadores adotaram como técnica para tratamento dos dados a Análise de Conteúdo, implementando nesse processo como recurso tecnológico o software Excel® da Microsoft® e o ATLAS.TI®, permitindo processar os dados extraídos dos documentos presente na base de dados da Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações, EbscoHost e Periódico da Capes, totalizando 15 documentos incluso na pesquisa. Procedimento este relevante para pesquisa pois possibilitou concluir que as zonas de intersecção evolvendo Gestão do Conhecimento, Tomada de Decisão e Produção Enxuta, abrange esse tripé, idealizado por pessoas, compartilhamento de informação e tecnologia. Entre as contribuições científicas que esse artigo buscou contribuir o saber científico, consiste em evidenciar a lacuna que circunda a intersecção dos três elementos ressaltados no objetivo desse trabalho. Como sugestão para trabalhos futuros, é proposta uma pesquisa aplicada, visando elaborar um modelo baseado na Gestão do Conhecimento em Sistemas de Produção Enxuta.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional. 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.