O marketing científico digital aplicado ao Instagram oficial da Universidade Federal de Sergipe em referência à Covid-19
DOI :
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y101-13Mots-clés :
covid-19, instagram, marketing científico digital, popularização da ciência, Universidade Federal de SergipeRésumé
O presente artigo apresenta uma análise sobre o marketing científico digital como uma ferramenta para a popularização da ciência por meio da conta oficial do Instagram da Universidade Federal de Sergipe. Analisou-se as publicações que abordaram assuntos referentes à Covid-19, no ano de 2020, totalizando 155. O objetivo dessa pesquisa é identificar nas publicações do Instagram da UFS, ações de marketing científico digital que visem a popularização da ciência. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso único, utilizando-se de metodologia bibliográfica descritiva com abordagem quali-quantitativa e análise de conteúdo, segundo Bardin. Os resultados apontaram quatro categorias de conteúdos postados: suspensão de atividades, divulgação de ações de combate à Covid-19, divulgação de pesquisas da universidade e divulgação de parcerias. Em relação aos comentários sobre as postagens, quatro categorias emergiram: reclamação, reconhecimento, cobranças e negacionismo. Contata-se que a UFS utilizou o marketing científico digital para promover a popularização da ciência e buscou consolidar a imagem de credibilidade de seus pesquisadores.
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