Bibliotecas Públicas e Escolares do Brasil: a visibilidade como meta

Autori

  • Márcio Thiago dos Santos Albuquerque Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.%25y111-18

Parole chiave:

Biblioteca Pública, Biblioteca Escolar, Bibliotecário, Hábito de leitura.

Abstract

Biblioteca é sinônimo de conhecimento e poder. Ter uma sociedade bem instruída é um desafio que o Brasil pode superar com a ajuda das Bibliotecas, mas é preciso mais envolvimento da sociedade para que juntas desenvolvam atividades positivas. O presente artigo expõe acerca da relevância e atuação das Bibliotecas Públicas e Escolares do Brasil. Para isso, são apresentadas as principais características das mesmas e a importância que cada uma delas representa para suas comunidades específicas. É proposta uma reflexão sobre a temática em questão, por isso é mostrada a situação em que elas se encontravam na década de 1990 pelo olhar de alguns autores, assim como algumas evoluções que estas instituições sofreram nas últimas duas décadas. Aborda ainda sobre o fundamental papel do bibliotecário diante de tal condição vivenciada. Conclui acerca das necessidades de se debater sobre o tema, visando a novas ideias, e do desafio em tornar esses tipos de bibliotecas mais presentes no cotidiano da sociedade.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Márcio Thiago dos Santos Albuquerque, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Alagoas

Bibliotecário da Biblioteca Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas

Pubblicato

2014-12-31

Come citare

Albuquerque, M. T. dos S. (2014). Bibliotecas Públicas e Escolares do Brasil: a visibilidade como meta. Ciência Da Informação Em Revista, 1(3), 11–18. https://doi.org/10.28998/cirev.%y111-18

Fascicolo

Sezione

Pontos de Vista | Viewpoints

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

Articoli simili

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.