Gestão de crise nas Bibliotecas da UFRA
lições aprendidas em tempo de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.2024v11e18631Parole chiave:
biblioteca universitária, recurso de informação, tecnologia da informaçãoAbstract
O estudo foca na gestão de crise e as lições aprendidas pela Rede de Bibliotecas da Universidade Federal Rural da Amazônia durante a pandemia. Por meio de um estudo de caso e questionários, examina as práticas adotadas pelos bibliotecários para identificar atividades colaborativas implementadas durante a crise do COVID-19. Analisa o papel do gestor e do bibliotecário, explorando as práticas de gestão no sistema de bibliotecas da universidade e refletindo sobre as mudanças nos serviços bibliotecários durante esse período desafiador. Os resultados apontam (i) que a biblioteca tinha um plano de contingência, mas não estava adequando à crise da Pandemia da Covid-19; (ii) as lições aprendidas figuram a capacidade de inovar, da manutenção da educação continuada e rápida adaptação as mudanças; (iii) alto nível de concordância quanto a necessidade de adequar os serviços da biblioteca ao novo normal, capacitar a equipe e desenvolver e implementar novos serviços. Conclui que as ferramentas de gestão e tecnologias de informação e comunicação são essenciais para as bibliotecas em tempos de crise, para a manutenção dos processos, produtos e serviços.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ASIAN PRODUCTIVITY ORGANIZATION (APO). APO Knowledge Management Tools and Techniques Manual. Tokyo: APO, [2010]. Disponível em: https://www.apo-tokyo.org/wp-content/uploads/2020/02/KM-Tools-and-Techniques-Manual.pdf. Acesso em: 29 mar. 2024.
CALDAS, R. F.; SILVA, R. C. Hibridez em tempos de pandemia: como as tecnologias aproximam as bibliotecas da tecnologia, Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v.16, n.2, dez. 2020. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5352/5107. Acesso em: 3 dez. 2023.
DAMASCENO JÚNIOR, José Benedito; CHAVES, Marcirio Silveira. Explorando o uso do modelo target: a gestão de lições aprendidas na área de projetos em uma instituição governamental de saúde pública. Revista Alcance, Biguaçu, v. 24, n.1, p.147-160. 2017.
EKEN, Gorkem; BILGIN, Gozde; DIKMEN, Irem; BIRGONUL, M Talat. A lessons-learned tool for organizational learning in construction. Automation in Construction, New York, v. 110, n. September 2019, p. 102977, 2020.
GALHARDO, Gabriela Dias Bonadirman; CUNHA, Pedro Henrique Braz. Um panorama da atual situação do gerenciamento de lições aprendidas. Revista Boletim do Gerenciamento, São Paulo, n.3, 2021, p.11-24.
GASPARINI, Z. A.; CASONI, C. L.; ALCARÁ, A. R.; CASONI, C. L.; ALCARÁ, A. R. Ações das bibliotecas universitárias de londrina na pandemia covid-19 e sua contribuição para a competência em informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2, 2021. Dossiê V Seminário de Competência em Informação, p. 1-20. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/216600.Acesso em: 12 dez. 2023.
INOMATA, D. O.; BARBALHO, C. R. S. Crisis Management in Brazilian Libraries: Management Lessons Learned from the Pandemic of the Novel Coronavirus. In: Van Kampen-Breit, Doris. (org.). Managing Crises in the Academic Library Past, Present, and Future. 1. ed.Chicago: ALA, 2023, v. 1, p. 199-212.
KERN, L. M. A biblioteca universitária e a pandemia do novo coronavírus: reflexões e propositivas, REVIU – Revista Informação e Universidade, São Paulo, v.2, n.esp., Dossiê Covid-19, jul.dez. 2020. P. 1-21. Disponível Em:
http://reviu.febab.org.br/index.php/reviu/article/view/30. Acesso em: 15 nov. 2023.
KOOS, Jessica A.; SCHEINFELD, Laurel; LARSON, Christopher. Pandemic-proofing your library: disaster response and lessons learned from COVID-19. Medical reference services quarterly, v. 40, n. 1, p. 67-78, 2021.
MARTINS, Robson Dias; SIMÕES, Kátia de Oliveira; FERREIRA, Camila Belo Tavares. Captação de recursos para projetos desenvolvidos pelo Núcleo de Sistema Integrado de Bibliotecas–NSIB do INCA: Lições aprendidas. In: CONFERENCIA INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS Y REPOSITORIOS DIGITALES, 10., 2021, [S. l.]. Anais [...] [S. l.], BIREDIAL-ISTEC,2021.
McClory, Sue; READ, Martin, LABIB. Ashraf. Conceptualising the lessons-learned process in project management: Towards a triple-loop learning framework. International Journal of Project Management, New York, v. 34, n. 7, p.1123-1137, 2016.
MELO, Elisete de Souza; ALMEIDA, Mariza Costa. Comunidades de prática e suas características: um estudo na Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16., 2015, João Pessoa. Anais […] João Pessoa: PPGCI/UFPB, 2015.
MUNIP, Lana et al. Lessons learned: a meta-synthesis examining library spaces, services and resources during COVID-19. Library management, v. 43, n. 1/2, p. 80-92, 2022.
ROCHA, C. F. D. S. Mediação de leitura em tempos de pandemia: relato de experiência do projeto resiliência literária na biblioteca da UTFPR. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Brasília, n. 2, v. 18, p. 1-15, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/202610. Acesso em: 12 dez. 2023.
SALA, Fabiana et al. Bibliotecas universitárias em um cenário de crise: mediação da informação nas redes sociais durante a pandemia de Covid-19. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 5, n. 1, p. 10-32, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/43933/161680. Acesso em: 12 dez. 2023.
SANCHES, Tatiana; MELO, Luiza Baptista. Serviços à distância nas bibliotecas do ensino superior: lições aprendidas no contexto pandémico. In: CONGRESSO NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS, 14., 2023, Lisboa. Atas [...] Lisboa, 2023. p. 1-10.
SHARPE, Paul A. Circulating laptops: Lessons learned in an academic library. Journal of Access Services, v. 6, n. 3, p. 337-345, 2009.
SHIN, Nancy et al. Academic library instruction in the time of a COVID-19 pandemic–lessons learned. Journal of Web Librarianship, v. 16, n. 1, p. 1-30, 2022.
SOUSA, R. G.; CARVALHO, A. C. G. Ações remotas dos bibliotecários do sistema integrado de bibliotecas da ufpi (sibi-ufpi) em tempos de distanciamento social decorrente da pandemia de covid-19. Revista Folha de Rosto, Juazeiro do Norte, n. 3, v. 8, p. 132-154, 2022. Disponivel em: https://brapci.inf.br/#/v/218648. Acesso em: 12 dez. 2023.
SOUZA, E. G.; MAZZETO, A. C. E. Covid-19: ações de competência em informação. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 8, n. esp., p. 160-180. Disponível em: https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v8iesp.2023.90920.160-180. Acesso em: 12 dez. 2023.
TANUS, G. F. de S.C.; SANCHEZ-TARRAGÓ, N. Atuação e desafios das bibliotecas universitárias brasileiras durante a pandemia de Covid-19, Revista Cubana de Información em Ciencias de la Salud, Havana, v. 31, n. 3, 2020. p.1-21. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2307-21132020000300009&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 12 dez. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA. Plano de retomada gradual do serviço de referência presencial. Belém: REDETECA/UFRA, 2021. Disponível em: https://capanema.ufra.edu.br/biblioteca/images/pdfs/Plano_de_retomada_-_Refer%C3%AAncia_-_REDETECA.pdf. Acesso em: 02 dez. 2023.
VIDARTE, V. C. D.; VELASCO, S. C. D. V. Bibliotecas universitárias: uso de estratégias comunicacionais de combate à desinformação no contexto da pandemia covid-19. Biblioteca Escolar em Revista, n. 2, v. 7, p. 163-175, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/184172. Acesso em: 12 dez. 2023.
WEISSMANN, L. Multiculturalidade, transculturalidade, interculturalidade. Construção psicopedagógica, v. 26, n. 27, p. 21-36, 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cp/v26n27/04.pdf. Acesso em: 12 dez. 2023.
WELLICHAN, D. da S. P.; ROCHA, E. S. S. As bibliotecas diante de uma pandemia: atuação e planejamento devido a COVID-19, Revista ACB, Florianópolis, v. 25, n. 3, p. 493-508, ago./dez. 2020. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1700. Acesso em: 12 dez. 2023.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.