As disputas de sentido biográfico

um estudo sobre as narrativas sobre Duque de Caxias

Autores/as

  • Luiza Saraf Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchv14n28.2023.0013

Palabras clave:

Biografia, Livros didáticos, Programa Nacional do Livro Didático, Conservadorismo

Resumen

O presente artigo é o registro escrito de uma palestra ministrada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2023. A palestra e o artigo aqui presentes buscam analisar a trajetória biográfica de Duque de Caxias nos livros didáticos de História aprovados pelo Programa Nacional dos Livros didáticos no ano de 2018. Nesse sentido, buscaremos compreender a forma como as biografias escritas no século XIX, sobre o sujeito histórico em questão, geraram uma memória que se faz presente até os dias atuais. Tal investigação será importante para compreender como o avanço conservador presente na sociedade brasileira contemporânea ainda mobiliza a figura de Duque de Caxias como um herói nacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. Pólen Produção Editorial LTDA, 2019.

BARRETO, Adriana. Um herói para juventude: o duque de Caxias nas biografias e livros didáticos. In.: ROCHA, Helenice Aparecida Bastos; DE SOUZA MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca (Ed.). A escrita da história escolar: memória e historiografia. FGV Editora, 2009.

BOBBIO, Norberto et al. Dicionário de Política. vol. 1. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.

CAIMI, Flávia. O livro didático de história e suas imperfeições: repercussões do PNLD após 20 anos. In.: ROCHA, Helenice;REZNIK, Luis; MAGALHÃES,Marcelo(Org).Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: FGV editora,2017.

GADDIS, John Lewis. Paisagens da História: como os historiadores mapeiam o passado. 2011.

GONÇALVES, M. A. A morte e a morte da biografia. In: Rodrigo Perez; Daniel Pinha. (Org.). A morte e a morte da biografia. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2020, v. 1, p. 63-92.

GONÇALVES, Márcia. O valor da vida dos outros... In.: (ORG) GONÇALVES, M., ROCHA, H., REZNIK, L., MONTEIRO, A. Qual o valor da história hoje? Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012. P.40-50.

GUIMARÃES, Manoel. A disputa pelo passado na cultura histórica oitocentista no Brasil. In.: DE CARVALHO, José Murilo. Nação e cidadania no Império: novos horizontes. Editora Record, 2007.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos modernos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

LIDDINGTON, Jill. O que é história pública? In.: DE ALMEIDA, Juniele Rabêlo; DE OLIVEIRA ROVAI, Marta Gouveia. Introdução à história pública. Letra e Voz, 2011.

MENESES, Sônia. Os vendedores de verdades: o dizer verdadeiro e a sedução negacionista na cena pública como problema para o jornalismo e a história (2010-2020). Revista Brasileira de História, v. 41, p. 61-87, 2021.

MUNIZ, Durval. O historiador naif ou análise historiográfica como prática de excomunhão. SALGADO, Manoel Luiz. Estudos sobre a escrita da história. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006.

NEVES, Lúcia. A história para uso da mocidade brasileira.In.:DE CARVALHO, José Murilo. Nação e cidadania no Império: novos horizontes. Editora Record, 2007.

NICOLAZZI, Fernando. Os historiadores e seus públicos: regimes historiográficos, recepção da história e história pública. Revista História Hoje, v. 8, n. 15, p. 203-222, 2019.

NÍVEA, Thaís. Os heróis nacionais para crianças: ensino de história e memória nacional. ROCHA, Helenice Aparecida Bastos; DE SOUZA MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca (Ed.). A escrita da história escolar: memória e historiografia. FGV Editora, 2009.

SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. 2007.

SARRAFF, L. R. B. A historiografia didática escolar: um olhar sob os livros didáticos de história a partir de Paul Ricoeur. Tese (Doutorado em História Social) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo,2017.

Publicado

2023-12-20

Cómo citar

Saraf, L. (2023). As disputas de sentido biográfico: um estudo sobre as narrativas sobre Duque de Caxias. Revista Crítica Histórica, 14(28), 293–312. https://doi.org/10.28998/rchv14n28.2023.0013

Número

Sección

Dossiê As histórias de vida: pesquisa e ensino de história

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.