A escrevivência de Esperança Garcia

fonte histórica e recurso didático para a aplicação das leis 10.639/03 e 14.164/2021 no currículo de História

Autores/as

  • Silviana Fernandes Mariz Unilab

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchv14n28.2023.0008

Palabras clave:

Histórias de Vida, Lei 10.639/03, Lei 14.164/21

Resumen

Enfocando a escrevivência de Esperança Garcia, reflito, neste artigo, sobre as possibilidades de uso das histórias de vida de mulheres negras escravizadas como fonte histórica e como recurso pedagógico para aplicação das leis 10.639/03 e 14.164/21. Em um primeiro momento, discuto comparativamente os desafios que as duas leis enfrentam para, em seguida, discutir os processos de renovação historiográfica que reabilitaram os usos das biografias, em especial as de pessoas negras, escravizadas ou livres. Por fim, reflito sobre a escrevivência de Esperança Garcia como fonte histórica e recurso didático, contribuindo, assim, para uma melhor implementação das leis 10.639/03 e 14.164/21.

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Publicado

2023-12-20

Cómo citar

Fernandes Mariz, S. (2023). A escrevivência de Esperança Garcia: fonte histórica e recurso didático para a aplicação das leis 10.639/03 e 14.164/2021 no currículo de História. Revista Crítica Histórica, 14(28), 131–164. https://doi.org/10.28998/rchv14n28.2023.0008

Número

Sección

Dossiê As histórias de vida: pesquisa e ensino de história

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