Narrativas de histórias de vida, conhecimento de si e (auto)formação no curso de Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchv14n28.2023.0005Palavras-chave:
Escrita narrativa, Histórias de vida, Formação de professoresResumo
O texto é uma pesquisa narrativa (auto)biográfica desenvolvida em 2021 no período da pandemia remotamente, na disciplina História da Educação, com 04 (quatro) estudantes do 1º período do curso de Pedagogia de uma universidade pública no Maranhão. O objetivo é: compreender os sentidos e potencialidades das narrativas de histórias de vida na construção de um conhecimento de si no curso de Pedagogia. Tem como dispositivos metodológicos: diário de pesquisa e escrita narrativa. A compreensão e interpretação das narrativas pautou-se pela hermenêutica de Ricoeur (2010). Os resultados mostram que, com o uso metodológico das escritas narrativas de histórias de vidas, os estudantes passaram a construir aprendizagem, praticando uma (auto)formação e tecendo conhecimentos de si, do outro e da disciplina. Os encontros remotos permitiram aos sujeitos ligarem as câmeras e narrarem suas histórias, se emocionando, trazendo potentes afetações e se transformando pela tomada de consciência no processo formativo.
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