Narrativas de histórias de vida, conhecimento de si e (auto)formação no curso de Pedagogia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchv14n28.2023.0005

Palabras clave:

Escrita narrativa, Histórias de vida, Formação de professores

Resumen

O texto é uma pesquisa narrativa (auto)biográfica desenvolvida em 2021 no período da pandemia remotamente, na disciplina História da Educação, com 04 (quatro) estudantes do 1º período do curso de Pedagogia de uma universidade pública no Maranhão. O objetivo é: compreender os sentidos e potencialidades das narrativas de histórias de vida na construção de um conhecimento de si no curso de Pedagogia. Tem como dispositivos metodológicos: diário de pesquisa e escrita narrativa. A compreensão e interpretação das narrativas pautou-se pela hermenêutica de Ricoeur (2010). Os resultados mostram que, com o uso metodológico das escritas narrativas de histórias de vidas, os estudantes passaram a construir aprendizagem, praticando uma (auto)formação e tecendo conhecimentos de si, do outro e da disciplina. Os encontros remotos permitiram aos sujeitos ligarem as câmeras e narrarem suas histórias, se emocionando, trazendo potentes afetações e se transformando pela tomada de consciência no processo formativo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joelson de Sousa Morais, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na linha de pesquisa Formação de Professores, Currículo, Trabalho Docente e Avaliação. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ) e do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CPNQ). É Professor Adjunto I do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no Centro de Ciências de Codó (CCCO).

Citas

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas I. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet; prefácio Jeanne Marie Gagnebin. 8.ed São Paulo: Brasiliense, 2012.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. Disponível em: <https://doi.org/10.7476/9788575114698. Acesso em: 15 jun. 2022.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; SANTANA, Rodrigo Luiz de Jesus (Orgs.). Memoriais, pesquisaformação e modos outros de escrita acadêmica. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. Disponível em: https://grupopolifonia.wordpress.com/livros/. Acesso em: 28/jan./2022.

MORAIS, Joelson de Sousa. Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantes. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Campinas, 2022. 259p. Disponível em: <https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1237977 >Acesso em: 16 jun. 2022.

MORAIS, Joelson de Sousa. Dos meus itinerários formativos ao memorial de formação: viagens ao passado. In.: BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; SANTANA, Rodrigo Luiz de Jesus (Orgs.). Memoriais, pesquisaformação e modos outros de escrita acadêmica. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. Disponível em: https://grupopolifonia.wordpress.com/livros/. Acesso em: 28/jan./2022.

MORAIS, Joelson de Sousa; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. As histórias de vida de professoras iniciantes no processo de constituição da docência. Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp., Salvador, v. 29, n. 57, p. 190-202, jan./mar. 2020. Disponível em: < https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8279/5339>. Acesso em: 16 jun. 2022.

DELORY-MOMBERGER, Christine. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 01, n. 01, p. 133-147, jan./abr. 2016. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2526/1711. Acesso em: 15 jun. 2022.

DOMINICÉ, Pierre. A epistemologia da formação ou como pensar a formação. In.: MACEDO, R. S. et al. Currículo e processos formativos: experiências, saberes e culturas. Salvador: EDUFBA, 2012.

GOODSON, Ivor F. Aprendizagem, currículo e política de vida: obras selecionadas de Ivor F. Goodson. Tradução Daniela Barbosa Henriques. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.

GOODSON, Ivor F. Currículo, narrativa pessoal e futuro social. tradutor: Henrique Carvalho Calado; revisão da tradução: Maria Inês Petrucci-Rosa e José Pereira de Queiroz. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2019.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Tradução de José Cláudio, Júlia Ferreira; revisão Maria da Conceição Passeggi, Marie-Christine Josso. 2. ed. rev. e ampl. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

JOSSO, Marie-Christine. Os relatos de histórias de vida como desvelamento dos desafios existenciais da formação e do conhecimento: destinos sócio-culturais e projetos de vida programados na invenção de si. In.: SOUZA, Elizeu Clementino de; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Orgs.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrar é humano! Autobiografar é um processo civilizatório. In.: PASSEGGI, M. da C.; SILVA, V. B. da. Invenções de vidas, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. P.103-130.

PINEAU, Gaston. As histórias de vida em formação: gênese de uma corrente de pesquisa-ação-formação existencial. Tradução de Maria Teresa Van Acker e Helena Coharik Chamlian. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.2, p. 329-343, maio/ago. 2006. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/ep/a/vBbLxwHQHLFnfrS48HYbhxw/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 16 jun. 2022.

SOUZA, Elizeu Clementino de. Acompanhar e formar, mediar e iniciar: pesquisa (auto)biográfica e formação de formadores. In.: PASSEGGI, Maria da Conceição; SILVA, Vivian da (Orgs.). Invenções de vidas, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. vol.1. Tradução Claudia Berliner. Revisão da tradução Márcia Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

Publicado

2023-12-20

Cómo citar

Morais, J. de S. (2023). Narrativas de histórias de vida, conhecimento de si e (auto)formação no curso de Pedagogia. Revista Crítica Histórica, 14(28), 62–83. https://doi.org/10.28998/rchv14n28.2023.0005

Número

Sección

Dossiê As histórias de vida: pesquisa e ensino de história

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.