Fontes textuais para o ensino de História Regional e o currículo de História
Em pauta a Ditadura civil-militar no estado do Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchv15n30.2024.0008Palabras clave:
Ditadura Civil-Militar, Historiografia, Mato Grosso do SulResumen
A presente pesquisa tem por objeto as fontes históricas textuais e tem o objetivo de realizar um levantamento de obras memorialistas e livros temáticos acerca do período ditatorial brasileiro (1964-1985) tendo como recorte espacial o sul de Mato Grosso, a partir de 1979 estado do Mato Grosso do Sul. Buscou-se, por meio desta pesquisa, auxiliar no aporte de fontes históricas textuais, que sirvam de referências teóricas e instrumento didático, nos quais os professores de História possam consultar e utilizar em sala de aula. Por meio da análise documental, dos referenciais normativos curriculares da educação – nacional e local – buscou-se compreender como essas fontes se encaixam nas habilidades e competências apontadas nesses documentos. Trata-se, então, de uma revisão bibliográfica qualitativa de obras literárias e análise documental, com recorte para o período ditatorial brasileiro (1964-1985), de autores que buscaram demostrar que a Ditadura Civil Militar não foi exclusiva dos grandes centros do Brasil, mas também impactou a região que atualmente é o estado de Mato Grosso do Sul.
Palavras- chave: Ditadura Civil-Militar. Historiografia. Mato Grosso do Sul.
Descargas
Citas
ALVES, Gilberto Luiz. A produção da escola pública contemporânea. 1ª ed. Campinas, SP: Ed. Autores Associados, UFMS, 2001.
ANDRADE, Jorge. Labirinto. São Paulo: Amarilys Editora, 2009.
ANJOS, Cyro dos. A menina do sobrado. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1979.
BARROS, José D’Assunção. Fontes históricas: introdução aos seus usos historiográficos. Editora vozes. Petrópolis, RJ: 2019.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
BRITEZ, NILSON. O Patrimônio de São Carlos: do descobrimento do Brasil à fronteira da Ditadura. Dourados, MS: Marindress Editora Gráfica, 2011.
CAMPO GRANDE. Referencial Curricular – REME. Secretaria Municipal de Educação. Campo Grande, MS: 2022.
CENTENO, Carla Villamaina. Educação e fronteira com o Paraguai na historiografia matogrossense (1870-1950). Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, 2007.
COSTA, Helton; Pimentel, Carlos Henrique. Dever e honra: veteranos da FEB legalistas e militantes de esquerda contra ditaduras e golpes no Brasil – 1945-1995. Curitiba: Matilda Produções, 2023.
CHUDECKI, Laura Samudio. Memória de uma vida. Produção independente. 2018.
DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. 2ª Ed. Tradução de Antonio Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
FIORAVANTE, Antonia Cristina Rocha. Fontes historiográficas como instrumento didático para o ensino de história regional em Mato Grosso do Sul: em pauta a ditadura civil-militar. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, 2020.
FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. 9ª Ed. São Paulo: Contexto, 2000.
GASPAR, Oscar Ramos. Nelson Trad – Uma Vida Pra Valer. Editora Letra Livre. 2018.
KMITTA, Ilsyane do Rocio; ARAKAKI, Suzana; ZIMMERMANN, Tânia Regina (Org.). Mulheres na ditadura: agenciamentos de lutas e resistências. Vitória: Editora Milfontes, 2022.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução de Bernardo Leitão et al. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1990.
MARTINS, Demosthenes. A poeira da jornada: memórias. São Paulo: Ed. Resenha Tributária, s/d.
MATO GROSSO, Fausto. Entrevista. In: RABELO, Nathália. ‘Ninguém iria contar’: livro revela bastidores do PCB em MS e faz alerta à Ditadura. Jornal eletrônico. 2020. Disponível em: https://midiamax.uol.com.br/midiamais/2022/pcb/ . Acesso em: 21 jul. 2024.
MATO GROSSO, Fausto. Histórias que Ninguém Iria Contar – História da Vida Banal do PCB em Mato Grosso do Sul. Brasília: Fundação Astrojildo Pereira, 2021.
MATO GROSSO DO SUL (Estado). Secretaria de Estado de Educação. Currículo de referência de Mato Grosso do Sul: educação infantil e ensino fundamental / Organizadores Helio Queiroz Daher; Kalícia de Brito França; Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral. Campo Grande: SED, 2019. (Série Currículo de Referência; 1).
MAURO, Fillipe. Trois lectures bésiliennes de Proust: sur les rivages de la Vivonne. Col. Bibliothèque proustienne. Paris: Classiques Garnier, 2023.
NAVA, Pedro. Baú de ossos. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
OLEGÁRIO, Thaís Fleck. A Ação Democrática Mato-Grossense (ADEMAT) no sul de Mato Grosso: da ação política à articulação paramilitar (1963-1985). Dissertação (Mestrado em História).Porto Alegre: UFRGS, 2018. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/181466. Acesso em: 20 jul. 2024.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa (tomo 1). Tradução de Constança Marcondes Cesar. Campinas, SP: Papirus, 1994.
SANTIAGO, Silviano. Nas malhas da letra: ensaios. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.
SANTOS, Jackson Novaes. Vestígios do “lugar social” na escrita dos memorialistas. Anais do XX Ciclo de Estudos Históricos. Bahia: Universidade Estadual de Santa Cruz, 2009.
SILVA, Eronildo Barbosa da. 55 anos de lutas do Sindicato dos bancários de Campo Grande e Região (1959-2014). Campo Grande: Diogo Gráfica e Editora Ltda, 2014.
SILVA, Eronildo Barbosa da. Sindicalismo no sul de Mato Grosso 1920-1980. Campo Grande MS: Editora Uniderp, 2005.
SOUZA, Pedro Luiz de. Verde a Liberdade: flagrantes da revolução em Mato Grosso – versos populares. Campo Grande: Gráfica Ruy Barbosa, 1965.
VALENTE, Rubens. Os fuzis e as flechas: a história de sangue e resistência indígenas na ditadura. São Paulo: Companhia das Letras. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Carla Villamaina Centeno, Antonia Cristina Rocha Fioravante, Luiz Antonio PiesantiEste trabalho está licenciado sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/br/
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.