Professoras da educação infantil: relações entre estresse, estilo de vida e a prática e filosofia da Ioga
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p323-340Palavras-chave:
Professoras da Educação Infantil, Estresse, Estilo de vida, IogaResumo
Objetiva-se investigar os efeitos da intervenção com 24 práticas de ioga no estresse e no estilo de vida de professoras da Educação Infantil. Trata-se de estudo descritivo, com análise de dados quali-quantitativas. Participaram da pesquisa dez professoras que frequentaram um programa de formação continuada por dois semestres. A intervenção consistiu em 24 práticas de ioga semanais e os dados foram coletados por questionários, Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL), Pentáculo do Bem-Estar e grupo focal. Os resultados apontaram que as práticas de ioga reduziram o quadro de estresse e promoveram escores positivos nos componentes controle do estresse, atividade física e relacionamento social, indicando melhoria no estilo de vida das professoras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).