Uma cultura de diálogo em aulas de química

argumentações sobre suplementação alimentar

Autores

  • Joanna de Paoli Universidade de Brasília (UnB) Secretaria de Estado de Educação (SEEDF)
  • Patrícia Fernandes Lootens Machado Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p878-905

Palavras-chave:

Argumentação, Ensino de Ciências, Suplementos alimentares

Resumo

Este trabalho objetiva analisar processos de elaborações argumentativa por alunos de Ensino Médio, em um debate motivado por um estudo de caso sobre a dilemática dos usos dos suplementos alimentares. A partir do estudo da gênese e desenvolvimento da argumentação, identificamos e analisamos em que medida a intervenção pedagógica em aulas de Química, por meio do ensino de conceitos, apoia a complexificação de seus discursos relativos a processos alimentares e cuidados com a saúde na busca de um corpo socialmente idealizado. Como resultado e contribuições para a área de ensino, defendemos a essencialidade da prática argumentativa heterogênea – não como uma ação pontual ou fragmentada – mas como uma cultura fundamental a ser estabelecida no processo de ensino.

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Biografia do Autor

Joanna de Paoli, Universidade de Brasília (UnB) Secretaria de Estado de Educação (SEEDF)

Professora de Química da Secretaria de Educação do Distrito Federal (DF), Licenciada em química pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em Ensino de Ciências (PPGEC - UnB). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPGEduC-UnB), membro do Círculo Vigotskiano - Grupo de Estudos em Teoria Histórico-Cultural (UnB) e pós-graduada em Psicomotricidade Escolar (IMPI). Eixos de interesse: Educação Química, Ensino em Ciências, Ensino da argumentação; Educação Científica e Cidadania; Questões Sociocientíficas; Inclusão de pessoas com deficiência, Inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista.

Patrícia Fernandes Lootens Machado, Universidade de Brasília (UnB)

Professora Associada no Instituto de Química da Universidade de Brasília, bacharel em química pela UFC. Possui Mestrado e Doutorado em Ciência de Materiais pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais da UFRGS. Tem pós-doutorado em Educação Química Catholic University of America (CUA) em Washington, DC, EUA. Eixos de interesse: Educação Química, com ênfase no ensino de Ciências e de Química; Educação Científica e Cidadania; Educação CTS; Questões Sociocientíficas; Formação de Professores de Ciências.

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

PAOLI, Joanna de; MACHADO, Patrícia Fernandes Lootens. Uma cultura de diálogo em aulas de química: argumentações sobre suplementação alimentar. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 878–905, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p878-905. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11266. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

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