Recontextualização do ProInfo na atuação dos profissionais do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) de Mossoró-RN

Autores

  • Maquezia Emília de Morais Secretaria Municipal de Educação de Mossoró-RN (SME)
  • Maria Edgleuma de Andrade Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p861-877

Palavras-chave:

Política educacional, Formação continuad, Tecnologia da Informação e comunicação, ProInfo, Núcleo de Tecnologia Educacional

Resumo

Este estudo analisou a atuação dos profissionais do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) de Mossoró-RN na recontextualização do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo). Utilizou-se como referencial teórico analítico a abordagem do ciclo de políticas proposto por Ball e Bowe (1992). Realizamos observação não participante com registro em diário de pesquisa; entrevista semiestruturada com profissionais que atuam no NTM e professores cursistas do núcleo, utilizando análise de conteúdo em Bardin (2011). Os achados da pesquisa apontaram que os sujeitos inseridos no NTM interpretam e recontextualizam o ProInfo, demonstrando que, na prática, as políticas sofrem transformações, permeadas de correlação de forças para atender as especificidades locais da formação continuada.

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Biografia do Autor

Maquezia Emília de Morais, Secretaria Municipal de Educação de Mossoró-RN (SME)

Mestre em Educação pela UERN. Docente da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Mossoró-RN. Docente da Educação Básica da Rede Estadual do RN.

Maria Edgleuma de Andrade, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela UFPB. Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação.

ORCID:

http://orcid.org/0000-0003-2386-3629

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

MORAIS, Maquezia Emília de; ANDRADE, Maria Edgleuma de. Recontextualização do ProInfo na atuação dos profissionais do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) de Mossoró-RN. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 861–877, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p861-877. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12994. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos