Crianças cidadãs e sua ação política na escola e comunidade

Autores

  • Juliana Carla da Paz Alves Universidade Federal de Alagoas
  • Laura Cristina Vieira Pizzi Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p86-112

Palavras-chave:

Infância, Cidadania, Poesia, Política, Escola

Resumo

Esse texto é resultado de uma pesquisa, cujo objetivo foi analisar a ação cidadã de crianças, entre seis e sete anos de idade, em uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública da rede municipal, localizada em um bairro periférico de Maceió/AL. Nossa intenção foi perceber como as crianças exercem sua cidadania na escola, instituição a qual é atribuída a função de formar cidadãos. Utilizamos a metodologia da pesquisa participativa para coletar os dados com o desenvolvimento de um projeto pedagógico-artístico sobre cidadania e poesia. E analisamos os dados através da análise do discurso foucaultiana. Os pontos analisados foram: 1) a literatura como meio de conhecimento do próprio papel social e forma de reivindicação política cidadã; 2) o entendimento de sua condição cidadã no mundo enquanto sujeito com direitos a acessar e deveres a cumprir; 3) sua vontade de participação política e intervenção na própria realidade. Como resultado, observamos a reelaboração, pelas crianças, dos discursos sobre sua vivência política cidadã na sala de aula, na instituição como um todo e na comunidade.

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Biografia do Autor

Juliana Carla da Paz Alves, Universidade Federal de Alagoas

Professora da Educação Básica - SEMED - Maceió

Doutoranda em educação- PPGE- CEDU- UFAL

Integrante do grupo "Currículo, subjetividade e atividade docente"

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Publicado

2022-04-27

Como Citar

DA PAZ ALVES, Juliana Carla; VIEIRA PIZZI, Laura Cristina. Crianças cidadãs e sua ação política na escola e comunidade. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 34, p. 86–112, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n34p86-112. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13372. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Infância, narrativa e educação: diálogos pela alteridade

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