“A gente aprende a viver no coletivo”

Autores

  • Maria Celeste Reis Fernandes de Souza Universidade Vale do Rio Doce - MG
  • Luiza Souza Freitas Universidade Vale do Rio Doce - MG
  • Sueli Siqueira Universidade Vale do Rio Doce - MG

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p114-133

Palavras-chave:

Ensino Superior, Relação com o saber, Educação do Campo

Resumo

O artigo discute relações entre aprendizagens e vínculos territoriais de jovens de Assentamentos de Reforma Agrária no Brasil que migram para acessar o Ensino Superior. Adotam-se pressupostos da teoria da relação com o saber e pesquisa biográfica em educação e, participam do estudo cinco estudantes que narram suas histórias escolares, por meio de relatos escritos e entrevistas. A análise entrecruza socioespacialidades, temporalidades e identifica-se “figuras do aprender” (CHARLOT, 2000, 2021). Constata-se a força da coletividade e da militância que se afirmam no engajamento e na luta, nos processos de adaptação, na prática e no compartilhamento. Conclui-se pela valoração da luta pela educação dos movimentos sociais, em direção ao Ensino Superior e das lógicas coletivas que regem essa luta.

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Biografia do Autor

Luiza Souza Freitas, Universidade Vale do Rio Doce - MG

Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Gestão integrada do Território (2021) pela Universidade Vale do Rio Doce, Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Viçosa e Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce. Pedagoga na Universidade Vale do Rio Doce. Pesquisadora vinculada ao grupo de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direitos(NIESD/UNIVALE). 

Sueli Siqueira, Universidade Vale do Rio Doce - MG

Pós doutorado no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa - CIES-IUL (2012). Doutorado em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). É professora titular da Universidade Vale do Rio Doce. Coordenação do Núcleo de Estudos Multidisciplinar Sobre Desenvolvimento Regional - NEDER - UNIVALE.

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes de; FREITAS, Luiza Souza; SIQUEIRA, Sueli. “A gente aprende a viver no coletivo” . Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 114–133, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n35p114-133. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13735. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Estudantes da universidade, narrativas e relação com o saber"