Iniciativas transdisciplinares em pesquisas de pós-graduação no Brasil e na Colômbia

um estudo de revisão

Autores

  • Marlene Zwierewicz Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP http://orcid.org/0000-0002-5840-1136
  • Diana Paola Martínez Salcedo Universidad Simón Bolívar
  • Elkin Alirio Llanos Valencia Universidad Simón Bolívar
  • Juan Miguel González Velasco Univesidad Mayor de San Andrés - UMSA

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p42-59

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Projetos, Transdisciplinaridade

Resumo

Este artigo constitui um estudo de revisão de propostas transdisciplinares vinculadas a teses e dissertações realizadas em duas universidades, uma na Colômbia e outra no Brasil. Seu objetivo é contribuir para um mapeamento de estudos da pós-graduação que colabore para a difusão da transdisciplinaridade na América Latina. Foi utilizado um estudo de revisão com o método de mapeamento, que consistiu em desenvolver redes dos estudos selecionados e, a partir delas, aprofundar-se na revisão da literatura. Entre os resultados, foi possível observar que as dificuldades no ensino de ciências se devem a: didática tradicional; desconexão dos problemas da realidade local e global; fragmentação dos conteúdos com ênfase no consumismo; falta de informação; e práticas homogeneizadoras. Da mesma forma, é possível perceber que as investigações analisadas consideram que uma das soluções para esses problemas seria o ensino transdisciplinar, que está associado à didática transdisciplinar, à complexidade e à ecoformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlene Zwierewicz, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Professora Pesqusadora e Coordenadora do Programa de Mestrado Profissinal em Educação Básica - Coordenação

Diana Paola Martínez Salcedo, Universidad Simón Bolívar

Doctoranda del Doctorado en Ciencias de la Educación de la Univesidad Simón Bolívar 

Elkin Alirio Llanos Valencia, Universidad Simón Bolívar

Doctorando del Doctorado en Ciencias de la Educación de la Universidad Simón Bolivar

 

Juan Miguel González Velasco, Univesidad Mayor de San Andrés - UMSA

Docente pesquisador da Universidad Mayor de San Andrés - UMSA

Referências

AGUIAR, Márcia Angela da Silva; DOURADO, Luiz Fernandes. BNCC e formação de professores: concepções, tensões, atores e estratégias. Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 33-37, 2019. Disponibilidad en: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/990 . Acceso: 29 jun 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC: educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponíble en: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acceso en: 21 jun. 2022.

CAVIELES, Nairo. Religación de las TIC desde el paradigma emergente para la formación universitaria. 2021. Tesis (Doctorado en ciencias de la educación) – Instituto de Posgrados, Universidad Simón Bolívar, Barranquilla, Colombia.

DIAZ, Tulio. Religación interdisciplinar de las ciencias básicas para el desarrollo del pensamiento complejo en los profesionales de la salud. 2020. Tesis (Doctorado en ciencias de la educación) – Instituto de Posgrados, Universidad Simón Bolívar, Barranquilla, Colombia.

WATTS FERNÁNDEZ Willinton Javier; ZWIEREWICZ Marlene; TAFUR, Janery. De la práctica pedagógica instrumental a la práctica reflexiva en educación física: retos y posibilidades manifestados en investigaciones precedentes. Retos, Valladolid, 43, p. 290-299, 2022. DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88330 Disponibilidad en: https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/88330/65897. Acceso: 7 jul. 2022.

GONZÁLEZ VELASCO, Juan Miguel. Pensamiento Religado: Ligar para religar. La Paz: Prisa, 2018.

GUEDES, Jussara de Souza. Transdisciplinaridade e ecoformação no voo das abelhas: Projeto Criativo Ecoformador para os anos finais do Ensino Fundamental. 2021. Tesis (Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB)). Universidade Alto Vale Do Rio Do Peixe UNIARP, Caçador, Santa Catarina, Brasil.

HERNÁNDEZ, Roberto; FERNÁNDEZ, Carlos; BAPTISTA, Pilar. Metodología de la investigación. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2014.

HOFFMANN Erenita. Pertinência do ensino no uso da metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE) no Ensino Fundamental. 2019. Tesis (Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB)). Universidade Alto Vale Do Rio Do Peixe UNIARP, Caçador, Santa Catarina, Brasil.

HORN, Marli. Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas com práticas pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras na educação básica de união da vitória/pr. 2021. Tesis (Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB)). Universidade Alto Vale Do Rio Do Peixe UNIARP, Caçador, Santa Catarina, Brasil.

KOSTESKI, Aline Wolf. Cocriação de um projeto criativo ecoformador: das demandas locais à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2021. Tesis (Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB)). Universidade Alto Vale Do Rio Do Peixe UNIARP, Caçador, Santa Catarina, Brasil.

LIZ, Cristina Pereira Vieira de. Currículo transdisciplinar e práticas pedagógicas ecoformadoras em escola do campo em tempo integral. 2021. Tesis (Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB)). Universidade Alto Vale Do Rio Do Peixe UNIARP, Caçador, Santa Catarina, Brasil.

MARTÍNEZ DE ANDA, Ángela. Estrategias de enseñanza-aprendizaje que favorecen los estilos de aprendizaje y el gusto por aprender en alumnos de 6° de primaria. 2013. Tesis (Maestría Tecnológico de Monterrey), Monterrey, México.

MINISTERIO DE EDUCACIÓN NACIONAL. Formar en ciencias ¡El desafío! Estándares Básicos de Competencias en Ciencias Naturales y Ciencias Sociales. Series Guía, Bogotá, n. 7, p. 1-48, 2004. Disponibilidad en: https://www.mineducacion.gov.co/1780/articles-81033_archivo_pdf.pdf. Acceso: 25 jun. 2022.

MINISTERIO DE EDUCACIÓN NACIONAL. Informe de gestión. Bogotá: MEN, 2021. Disponibilidad en: https://www.mineducacion.gov.co/1780/articles-385377_recurso_21.pdf. Acceso: 25 jun. 2022.

MOURA, Kely. Projeto criativo ecoformador para o ensino fundamental com ênfase no ensino da língua inglesa. 2021. Tesis (Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB)). Universidade Alto Vale Do Rio Do Peixe UNIARP, Caçador, Santa Catarina, Brasil.

NARVÁEZ, Loren. Didáctica transdisciplinar de la educación ambiental en la era planetaria. 2020.Tesis (Doctorado en ciencias de la educación) – Instituto de Posgrados, Universidad Simón Bolívar, Barranquilla, Colombia.

OSORIO, Sergio. El pensamiento complejo y la transdisciplinariedad: fenómenos emergentes de una nueva racionalidad. Revista de La Facultad de Ciencias Económicas, Bogotá, Universidad Militar Nueva Granada, v. XX, n 1, p. 269–291, 2012.

PACHECO, Emma. Didáctica interdisciplinar para el aprendizaje de las ciencias básicas en estudiantes universitarios: área de la salud. 2020.Tesis (Doctorado en ciencias de la educación) – Instituto de Posgrados, Universidad Simón Bolívar, Barranquilla, Colombia.

RESLEN, Álvaro. Creatividad y TIC: Religaje para la Transformación de la Didáctica en la Física de la Educación Media. 2021. Tesis (Doctorado en ciencias de la educación) – Instituto de Posgrados, Universidad Simón Bolívar, Barranquilla, Colombia.

RODRÍGUEZ, Erika. Práctica pedagógica interdisciplinar para la formación integral de ingenieros. 2020. Tesis (Doctorado en ciencias de la educación) – Instituto de Posgrados, Universidad Simón Bolívar, Barranquilla, Colombia.

RODRÍGUEZ, Arelis. Prácticas pedagógicas interdisciplinares para la inclusión de poblaciones diversas. 2022. Tesis (Doctorado en ciencias de la educación) – Instituto de Posgrados, Universidad Simón Bolívar, Barranquilla, Colombia.

SERRANO, Arelis. Prácticas pedagógicas interdisciplinares para la inclusión de poblaciones diversas. 2022. Tesis (Doctorado en ciencias de la educación) – Instituto de Posgrados, Universidad Simón Bolívar, Barranquilla, Colombia

ZANOL, Alessandra Garcia. Programa de formação-ação em escolas criativas: das demandas de docentes do Ensino Fundamental à Agenda 2030 Para O Desenvolvimento Sustentável. 2021. Tesis (Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB)). Universidade Alto Vale Do Rio Do Peixe UNIARP, Caçador, Santa Catarina, Brasil.

ZIELINSKI, Helena Castilho. Indicadores de práticas transdisciplinares de leitura, produção e interpretação textual detectados no Programa de Formação-Ação Em Escolas Criativas. 2019. Tesis (Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB)). Universidade Alto Vale Do Rio Do Peixe UNIARP, Caçador, Santa Catarina, Brasil.

Publicado

2022-12-23

Como Citar

ZWIEREWICZ, Marlene; MARTÍNEZ SALCEDO, Diana Paola; LLANOS VALENCIA, Elkin Alirio; GONZÁLEZ VELASCO, Juan Miguel. Iniciativas transdisciplinares em pesquisas de pós-graduação no Brasil e na Colômbia : um estudo de revisão. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 36, p. 42–59, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n36p42-59. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14165. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Complexidade, Tessituras Educacionais e Poética Transdisciplinar

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 70 71 72 73 74 75 76 77 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.