Entre a ditadora da identidade e a maestrina da singularidade

desafios da formação humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14924

Palavras-chave:

Formação humana, Impulsos, Singularidade

Resumo

Nesse trabalho apresentamos a noção de circunstância maestrina: uma prática artística capaz de reger a multiplicidade de impulsos e afetos que compõem uma pessoa. Partimos de uma ressignificação da noção de “humano” a partir da filosofia de Nietzsche, que apresenta o humano não mais como sujeito racional e consciente, mas como multiplicidade de impulsos, circunstâncias e afetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Bogéa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professor Adjunto de Filosofia e Psicanálise na Faculdade de Educação da UERJ.

Referências

FREUD, S. Uma dificuldade da Psicanálise. In: Obras completas v. 14 (1917-1920). São Paulo: Cia das Letras, 2010

GUATTARI, F; ROLNYK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1996

HEIDEGGER, M. Introdução à Metafísica. São Paulo: Tempo Brasileiro, 1999

MAGNO, MD. Revirão. Rio de Janeiro: NovaMente, 2003

MAGNO, MD. SoPapos 2019. Rio de Janeiro: NovaMente, 2021

MAGNO, MD. Clavis Universalis. Rio de Janeiro: NovaMente, 2007

NIETZSCHE, F. Aurora. São Paulo: Cia das Letras, 2004

NIETZSCHE, F. Além do bem e do mal. São Paulo: Cia das Letras, 2005

NIETZSCHE, F. A vontade de poder. São Paulo: Contraponto, 2008

NIETZSCHE, F. A gaia ciência. São Paulo: Cia das Letras, 2012

NIETZSCHE, F. Schopenhauer Educador. São Paulo: Madalena, 2018

SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e como representação. São Paulo: UNESP, 2005

Downloads

Publicado

2023-05-10

Como Citar

BOGÉA, Diogo. Entre a ditadora da identidade e a maestrina da singularidade: desafios da formação humana. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14924, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14924. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14924. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Human