As TDICS e a formação docente

concepções e práticas de professores de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15183

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação, Formação Docente, Prática Pedagógica

Resumo

O artigo analisa as concepções e práticas de professores de Língua Portuguesa do ensino médio com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Por meio de uma pesquisa de campo, foram entrevistados 12 docentes no que se refere à apropriação pedagógica das TDICs em atividades com leitura e produção textual. Os resultados apresentam concepções favoráveis quanto à inserção das TDICs em sala de aula, uma vez que os docentes percebem que os avanços tecnológicos, que envolvem os estudantes no seu contexto social, exigem novas posturas da escola. Quanto às práticas, é notável que ainda é necessário avançar, já que não ficou evidente a realização de atividades constantes e sistematizadas com a apropriação de TDICs nas aulas de Língua Portuguesa.

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Biografia do Autor

Auricélia Pires de Vasconcelos Belarmino , Universidade de Pernambuco

 Mestra em Educação (UPE), com estudos voltados para as tecnologias digitais no ensino. Atua na área de Letras, promovendo formação de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio, na Gerência Regional de Educação do Sertão Médio São Francisco  - SEE/PE. Integra o corpo de pesquisadores do grupo ITESI/CNPq.

Geam Karlo-Gomes, Universidade de Pernambuco

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (UEPB). Professor do Programa de Mestrado Profissional em Rede - PROFLETRAS da UPE Líder do ITESI - Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas. 

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Publicado

2023-09-27

Como Citar

BELARMINO , Auricélia Pires de Vasconcelos; KARLO-GOMES, Geam. As TDICS e a formação docente: concepções e práticas de professores de língua portuguesa. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15183, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15183. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15183. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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Artigos