Explorando caminhos de pesquisa de interculturalidade
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15926Palavras-chave:
Educação, Currículo do Piauí, InterculturalidadeResumo
Este artigo traz um recorte da tese “Ensino de Ciências no Currículo do Piauí (2020): legados coloniais e possíveis brechas decoloniais (interculturais críticas)”, que tem como objetivo principal compreender os legados coloniais e possíveis brechas decoloniais presentes na proposta curricular do Ensino Fundamental (anos finais) do Piauí (2020), para o ensino de ciências. Neste recorte, apresentaremos parte da revisão de literatura realizada a partir dos trabalhos (dissertações e teses) produzidos no recorte temporal de 10 anos (2012 a 2021) publicados no Banco de Teses e Dissertações da Capes. No panorama de pesquisas relacionadas à temática Interculturalidade, identificamos 289 trabalhos, sendo 205 Dissertações e 84 Teses. Desse modo, a partir dos trabalhos selecionados na triagem básica iniciamos uma análise mais detalhada com a leitura dos títulos e na maioria dos casos a leitura dos resumos para assim filtrar ao máximo os trabalhos com maior aderência a nossa temática de pesquisa. Ao final, a nossa análise foi constituída por 14 dissertações e 07 teses que foram selecionadas para análise mais minuciosa onde constatamos a ausência de trabalhos envolvendo a relação da temática interculturalidade e o Currículo do Piauí.
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