A leitura da língua portuguesa como L2 por surdos

ressignificando o discurso da “dificuldade”

Autores

  • Aline Olin Goulart Darde Colégio de Aplicação. Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Ana Paula Santana Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16092

Palavras-chave:

Leitura, Português, Segunda língua, Surdo

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre o discurso da “dificuldade” da relação da pessoa surda com a LP (Língua Portuguesa) e o quanto isso pode refletir e refratar na constituição sujeito surdo como leitor dessa língua. Como metodologia tomamos como objeto discursos científicos e discurso de um sujeito surdo analisados por uma perspectiva bakhtiniana. Os resultados apontam que os discursos produzidos de dificuldade reverberam na vida cotidiana para a constituição da imagem do outro sobre o surdo e dele sobre si mesmo.

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Biografia do Autor

Aline Olin Goulart Darde, Colégio de Aplicação. Universidade Federal de Santa Catarina.

Educadora Especial. Mestre e Doutora em Linguística

Ana Paula Santana, Universidade Federal de Santa Catarina

Fonoaudióloga, Mestre e Doutora em Linguística

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Publicado

2024-04-05

Como Citar

DARDE, Aline Olin Goulart; SANTANA, Ana Paula. A leitura da língua portuguesa como L2 por surdos: ressignificando o discurso da “dificuldade”. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16092, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16092. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16092. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos