O estágio de docência na pós-graduação stricto sensu

a observação e uso das TDIC no percurso de vultosas aprendizagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17817

Palavras-chave:

Estágio de docência, Teoria e prática, Normativas do estágio, Narrativas digitais, Práxis educativa

Resumo

Este artigo objetivou discutir a relevância do Estágio de Docência na formação do estudante de Pós-Graduação, no sentido de compreender as nuances acostadas entre a teoria e a prática educativa, observando a efetiva relação entre os saberes conceituais e procedimentais que configuram a ação docente. As discussões reverberaram em torno da seguinte questão: Qual a relação que permeia entre as normativas que regem o estágio no ensino superior e o nexo de aprender e ensinar na pós-graduação, a partir do lugar dos sujeitos aprendentes que usam as TDIC para observação e registro sobre o ensino?  A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa com abordagem interpretativa representada pela forma como os sujeitos compreendem e descrevem a observação dos espaços utilizados, apropriando-se das narrativas digitais por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), como instrumento para o registro. Por fim, apresenta as contribuições do estágio na docência, para construção do perfil do professor de ensino superior como profissional pesquisador e problematizador, que atua e compreende o lócus da sala de aula como importante espaço de formação dos sujeitos.

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Publicado

2024-10-04

Como Citar

SILVA, Cícera Gomes da; VIANA, Maria Aparecida Pereira. O estágio de docência na pós-graduação stricto sensu: a observação e uso das TDIC no percurso de vultosas aprendizagens. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17817, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17817. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17817. Acesso em: 21 dez. 2024.

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