Direito à educação e desigualdades

efeitos estruturais e escolares durante a pandemia da covid-19 no Brasil

Autores

  • Alexandre William Barbosa Duarte Universidade Federal de Minas Gerais
  • Dalila Andrade Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico https://orcid.org/0000-0003-4516-6883

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17886

Palavras-chave:

Pandemia, Desigualdades educacionais, Direito à educação, Desigualdade social

Resumo

Este artigo analisa os efeitos da pandemia da covid-19 sobre o direito à educação no Brasil e a reprodução das desigualdades educacionais. Utilizando uma abordagem contextual baseada em indicadores socioeconômicos e educacionais, o estudo conclui que a interseção dos efeitos estruturais e escolares afetou de forma desigual os grupos sociais, prejudicando mais a população negra de baixa renda sobrerrepresentada na escola pública.

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Biografia do Autor

Alexandre William Barbosa Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor pelo Programa de Pós-graduação em educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Assistente de pesquisa do Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO/UFMG). Membro integrante do Grupo de Trabalho do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso) "Políticas educativas y derecho a la educación". Membro integrante da International Research Networks (IRNS/WERA) Education Policies and the Restructuring of the Educational Profession Facing the Challenges of Globalization. Bolsista de doutorado da CAPES.

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

DUARTE, Alexandre William Barbosa; ANDRADE OLIVEIRA, Dalila. Direito à educação e desigualdades: efeitos estruturais e escolares durante a pandemia da covid-19 no Brasil. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17886, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17886. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17886. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: As políticas educacionais na América Latina e as disputas pelo direito à educação

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