Leitura e leitores na Educação Infantil: as histórias em quadrinhos e a apropriação do ato de ler

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp116-131

Palavras-chave:

Educação Infantil, Cultura Escrita, Formação da criança leitora, Ato de ler, Histórias em quadrinhos.

Resumo

O objetivo deste artigo é abordar alguns importantes aspectos sobre o ensino do ato de ler na escola e suas implicações para a formação da criança leitora, compreendendo o ato de ler como um ato cultural e historicamente constituído. Para tanto, busca discutir a inserção da criança no mundo da cultura escrita, especificamente sobre situações de leitura do gênero discursivo histórias em quadrinhos na Educação Infantil com crianças de 5 e 6 anos, compreendendo-o como um gênero literário e rompendo com a restrição da leitura deste gênero somente a partir do Ensino Fundamental. Os apontamentos argumentativos apresentados se fundamentam no arcabouço teórico científico da escola de Vygotsky e na perspectiva do Círculo de Bakhtin. 

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Biografia do Autor

Greice Ferreira da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora Adjunto do Departamento de Educação no Centro de Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina - UEL

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Publicado

2020-12-10

Como Citar

SILVA, Greice Ferreira da; GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; BALÇA, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva. Leitura e leitores na Educação Infantil: as histórias em quadrinhos e a apropriação do ato de ler. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp, p. 116–131, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEspp116-131. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9931. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Ensinar a ler e a escrever: múltiplos contextos e perspectivas"