Narrating and learning about early childhood education through reflective portfolios

the relationship of students from a licentiate degree in pedagogy to knowledge throughout the of remote training context

Authors

  • Rosimeire Andrade Cruz Universidade Federal do Ceará
  • Messias Holanda Dieb Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p201-221

Keywords:

Relation to knowledge, Early childhood education, Remote teaching

Abstract

The goal of this paper is to understand how a group of students from a licentiate degree in Pedagogy, at a public university, mobilizes and attributed meaning to what was have learnt in an experience of remote teaching about early childhood education. The Theory of Relation to Knowledge, proposed by Bernad Charlot, was used as the theoretical reference for the analysis of data, which were constructed between 2020 and 2021 from a portfolio. The result of the analysis highlights three thematic cores on the students' relationship to knowledge: the way in which the classes were conducted, the intellectual contents discussed and the production of self-knowledge arising from the reflective processes provided by the preparation of the portfolios.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rosimeire Andrade Cruz, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação Infantil, com ênfase em rotinas de atendimento às crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas, atuando principalmente nos seguintes temas: cobertura e qualidade do atendimento, formação de professores e organização do espaço e do tempo das crianças na instituição.

Messias Holanda Dieb, Universidade Federal do Ceará

Professor do Departamento de Fundamentos da Educacao e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde coordena o Grupo de Pesquisa γραφή (grafí) - Laboratório de Estudos da Escrita. Formado em Pedagogia, em 2000, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), cursou Mestrado (2002 - 2004) e Doutorado (2004 - 2007), ambos em Educação pela UFC. Em 2015, concluiu um Estágio Pós-Doutoral em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O referido estágio e a pesquisa nele realizada, sob a supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot (Paris 8 / UFS), foram vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade (EDUCON), da mesma universidade. Em 2016, concluiu um segundo Estágio Pós-Doutoral em Educação, com financiamente da CAPES (Processo BEX 0602/15-9), pela Universidade da Califórnia - USA - Campus Santa Barbara (UCSB), sob a supervisão do Prof. Dr. Charles Bazerman. Seus temas de interesse na pesquisa atualmente são: os estudos da escrita e os letramentos acadêmicos.

References

BAZERMAN, C. Criando identidades em um mundo intertextual. In: DIEB, M. (Org.). A aprendizagem e o ensino da escrita: desafios e resultados em experiências estrangeiras. Campinas - SP: Pontes Editores, 2018. p. 115-132.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J.-C. A reprodução. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1970.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 92, p. 11, 16 de Mai. de 2006.

-----.. Portaria MEC nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 de jun. 2020. Edição 114, Seção 1, p.62.

CAMPOS, L. A.; LIMA, M. Cotas no ensino superior: uma política bem-sucedida. Folha de São Paulo, São Paulo - SP, 24 de fev. de 2022. Opinião. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2022/02/cotas-no-ensino-superior-uma-politica-bem-sucedida.shtml. Acesso em: 1 de jun. de 2022.

CHARLOT, B. (Org.). Os jovens e o saber: perspectivas mundiais. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

CHARLOT, B.Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.

CHARLOT, B.Da Relação com o saber. Elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

CHARLOT, B.Os fundamentos antropológicos de uma teoria da relação com o saber. Revista Internacional Educon, vol. 2, n. 1, e21021001, jan./mar. 2021.

CÔCO, Valdete; VIEIRA, Maria Nilceia; GIESEN, Karina. Docência na educação infantil: desafios e perspectivas da formação inicial em pedagogia. Momento-Diálogos em Educação, v. 28, n. 1, p. 417-435, 2019.

DELORY-MOMBERGER, C. Biographie, biographique, biographisation. In: DELORY-MOMBERGER, C. (Dir.). Vocabulaire des histoires de vie et de la recherche biographique. Toulouse: Éditions Érès, 2019, p. 47-51.

DRUMOND, Viviane. Estágio e docência na educação infantil: questões teóricas e práticas. Olhar de Professor, vol. 22, 2019.

FORMOSINHO, João. Estudando a praxis educativa: o contributo da investigação praxeológica. Revista Sensos, Porto, v. 6, n. 1, p. 15-39, 2016.

FORMOSINHO, Júlia Oliveira; FORMOSINHO, João. A formação como pedagogia da relação. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, v. 27, n. 51, p. 19-28, 2018.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Editora Olho d’água, 1997.

GERHARDT, Genifer. Caminhando com Tim Tim. 2014. (4m29s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1dYukOrq5RI. Acesso em: 29/06/2022.

GUSMAN, Antonio Barioni et al. Portfólio: conceito e construção. Uberaba: Instituto de Formação de Educadores. Universidade de Uberaba, 2002.

MAIA, M. Sobrevoo e trilhas da pesquisa: caminhos para olhar a educação infantil. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 23, n. 2, p. 590-607, maio/ago. 2018

MANTOVANI, Susanna; PERANI, Rita. Uma Profissão a ser Inventada: o educador da primeira infância. Pro-Posições, Campinas, v. 10, n. 1 [28], p. 75-98, 1999.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Oliveira; FORMOSINHO, João. Pedagogia-em-Participação: a perspectiva educativa da Associação Criança. Porto: Porto Editora, 2013.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. (Org.). Educação Infantil: saberes e fazeres da formação de professores. Campinas, São Paulo: Papirus, 2008.

SOUZA, E. C. de. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. In. NASCIMENTO, A. D.; HETKOWSKI, T.M. (Orgs.). Memória e formação de professores [online]. Salvador: EDUFBA, 2007. p. 59-74.

VASSALLO, Márcio. A professora encantadora. Abacate Editorial, 2010.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. O portfólio no curso de pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno. Educ. Soc. [online]. 2005, vol.26, n.90. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101- 73302005000100013&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 29/06/2022.

Published

2022-08-31

How to Cite

CRUZ, Rosimeire Andrade; DIEB, Messias Holanda. Narrating and learning about early childhood education through reflective portfolios: the relationship of students from a licentiate degree in pedagogy to knowledge throughout the of remote training context. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 201–221, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n35p201-221. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13696. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê "Estudantes da universidade, narrativas e relação com o saber"

Similar Articles

<< < 

You may also start an advanced similarity search for this article.