Training processes of pedagogical coordination

what do research in education published in Brazil reveal?

Authors

  • Greice Denker Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Andréia Roncáglio FURB
  • Rita Buzzi Rausch FURB

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p338-357

Keywords:

Continuing Training, Pedagogical Coordination, Basic education

Abstract

The objective is to understand formative processes of pedagogical coordination in Brazil. By searching the CAPES theses and dissertations database, published between 2010-2020, we found 17 studies that constituted the corpus of analysis. Through qualitative research, of the State of the Art type, we analyzed the categories: educational processes of pedagogical coordinators; privileged methodologies in continuing education and the results obtained in research. The results indicate the need for a specific continuing education policy, with guidelines that contemplate its formative function, seeking reflections between theory and practice. Finally, we present trends and gaps identified in research, constituting possibilities for investigations and the production of new knowledge.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Andréia Roncáglio, FURB

Graduated in Pedagogy and Letters, with specialization in School Management. Master's student in Education at PPGE at FURB and member of the GPFORPE research group.

Rita Buzzi Rausch, FURB

Doctor in Education UNICAMP. Researcher at FURB/UNIVILLE and member of the research group GPFORPE and GETRAFOR.

References

BAIOCCHI, Juliana Cristina Chaves Buldrin. Formação do coordenador pedagogico na construção do projeto político-pedagógico das escolas da rede municipal de Hortolândia: desdobramentos de uma história. 2012. 202 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251351. Último acesso em 17 jan 2021.

BARBOSA, Liliane de Almeida. Formação continuada do coordenador pedagógico: o portfólio reflexivo como instrumento formativo. 2020. 155 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Gestão e Práticas educacionais) – Universidade Nove de Julho, São Paulo. Disponível em: http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/2245. Último acesso em: 17 jan 2021.

BARROS, Maria Do Desterro Melo da Rocha Nogueira. Formação continuada: contributos para a prática educativa dos coordenadores pedagógicos no contexto escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí, Teresina, 167f., 2017.

BORGES, Rita de Cassia Pereira. Formação de formadores para o ensino de ciências baseado em investigação. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo: s/n., 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Dispositivos. Constitucionais Pertinentes Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Regulamentações – Normas Correlatas. Brasília: Senado Federal, Secretaria Especial do Interlegis, Biênio 2011/2012.

BRASIL. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para formação continuada.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada).

Carlos, Rinalda Bezerra. Um estudo sobre a formação continuada do coordenador pedagógico desenvolvida pelo CEFAPRO de Cáceres/MT. 2013. 180 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16115. Último acesso em: 17 jan 2021.

CIRIACO, Marise Leão. A formação dos coordenadores pedagógicos da Semed-Maceió: 2012-2013. 2015. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9843. Último acesso em: 17 jan 2021.

Cruz, Tatiana Rocha. Formação continuada de Coordenadores Pedagógicos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Educação de São Luís, Maranhão: proposições para a construção de práticas formativas inspiradas no pensamento de Paulo Freire. 2017. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

DOMINGUES. Isaneide. O coordenador pedagógico e a formação contínua do docente na escola. -1. Ed. – São Paulo: Cortez, 2014.

FRANCA, Fabiana Honorio do Amaral. Processos de Formação continuada do coordenador pedagógico na rede municipal de Dourados-MS (1988-2018): caminhos, descaminhos e desafios. 135 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Grande Dourados, 2020.

GAIO, V. M. Formação continuada do coordenador pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa (1990-2018): movimentos, possibilidades e limites. 2018. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018. Disponível em: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2602. Último acesso em: 17 jan 2021.

GARCIA, Gislene. Coordenador pedagógico: dilemas na busca por uma formação de si e dos outros. 2016. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.

GENSKE, Simone; RAUSCH, Rita Buzzi. Formação continuada em serviço: memórias de professores em fase final de carreira. In: SIMPÓSIO INTEGRADO DE PESQUISA: A política educacional brasileira: desafios recentes, 14. 2016, Itajaí. Anais... Itajaí, SC: Ed. Da Univali, 2016, p. 452-464.

GIOVANI, Priscila de. Coordenador pedagógico: contribuições para sua formação. 2013. 136 f. Dissertação (Mestrado em educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9727 . Último acesso em: 17 jan 2021.

GOMES, Liduina Maria. Concepções de coordenadores pedagógicos acerca da sua formação continuada e desenvolvimento profissional: um estudo de caso em uma escola da rede pública municipal de educação de Sobral-CE. 2017. 120f. Dissertação (Mestrado acadêmico) – Universidade estadual do Ceará, centro de educação, Programa de Pós-Graduação em educação, Fortaleza, 2017. Disponível em: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=83312. Último acesso em: 17 jan 2021.

GOUVEIA, Beatriz; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. A formação permanente, o papel do coordenador pedagógico e a rede colaborativa. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. O coordenador pedagógico e a formação centrada na escola. Edições Loyola, 2013.

KAILER, Priscila Gabriele da Luz. Formação inicial do coordenador pedagógico: o egresso (2007-2010) da Licenciatura em pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR, Ponta Grossa, 2016. 183 f. Disponível em: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1207. Último acesso em: 17 jan 2021.

LIMA, Simone Moura Gonçalves de. O coordenador pedagógico e seu processo formativo: perspectivas e limites de trabalho. Brasília, 2016. Universidade de Brasília, Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em educação. 149 f. 2016.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 2012.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e formação docente. In: NÓVOA, Antônio (coord). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

PEREIRA, Rodnei; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. Mapear os conhecimentos prévios e as necessidades formativas dos professores: uma especificidade do trabalho das Coordenadoras Pedagógicas. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. (org). O coordenador pedagógico e seus percursos formativos. São Paulo: Edições Loyola, 2018. (Coleção o coordenador pedagógico; v.13).

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. (Orgs.). Aprendizagem do adulto professor. Loyola: São Paulo, 2006.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. O coordenador pedagógico no confronto com o cotidiano da escola. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2008.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. O coordenador pedagógico (CP) e a formação de professores: intensões, tensões e contradições. In: Estudos e Pesquisas Educacionais – n.2, novembro 2011 – Fundação Victor Civita – São Paulo.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. O que é formação? Convite ao debate e à proposição de uma definição. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. (org). O coordenador pedagógico e seus percursos formativos. São Paulo: Edições Loyola, 2018. (Coleção o coordenador pedagógico; v.13).

REGO, Patrícia Regina Santos de Macedo. Avaliação de curso de formação continuada da 2ª Coordenadoria Regional de Educação: o atendimento às expectativas do coordenador pedagógico. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação). Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, 2014. 73 f.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Coordenador pedagógico: o co-organizador do ensino. Publicado em edição eletrônica de GESTÃO ESCOLAR, São Paulo, Editora Abril, Edição, v. 14, 2011.

SAVIANI, Dermeval. A supervisão educacional em perspectiva histórica: da função à profissão pela mediação da ideia. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org). Supervisão educacional para uma escola de qualidade da formação à ação. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2007. p. 13-38

ROMAN, Marcelo Domingues. O professor coordenador pedagógico e o cotidiano escolar: um Estudo de caso etnográfico. Dissertação de mestrado: Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade. São Paulo: Universidade de São Paulo / Instituto de Psicologia, 2001.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, vol. 6, núm. 19, set./dez. 2006. p. 37-50.

SCHIESSL, Marlina Oliveira. Gestão da Educação Infantil e a coordenação pedagógica: diretrizes para a formação continuada do coordenador pedagógico. 2017. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3rrkynE. Aceso em: 15 jan. 2022.

SOUZA, Vera Lucia Trevisan de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. Entraves da formação centrada na escola: possibilidades de superação pela parceria da gestão na formação. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. O coordenador pedagógico e a formação centrada na escola. Edições Loyola, 2013.

VERA, Rebeca Franciele. A formação continuada do professor coordenador na rede pública estadual paulista de ensino regular. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras(Campus Araraquara). 116 f. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/150136. Último acesso em: 17 jan 2021.

VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, vol.14, núm. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014.

Published

2022-12-23

How to Cite

DENKER, Greice; RONCÁGLIO, Andréia; RAUSCH, Rita Buzzi. Training processes of pedagogical coordination: what do research in education published in Brazil reveal?. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 36, p. 338–357, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n36p338-357. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13734. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 

You may also start an advanced similarity search for this article.