Auto)biographical narratives about learning to be a Physical Education university teacher
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-19.e14176Keywords:
In-service education, Teacher, ExperienceAbstract
The aim is to narrate the (auto)biographical experiences of two graduate students raised in the subject "Supervised Teaching", seeking to reflect about teaching in Higher Education. We assume that this subject can help establish "being a teacher".
Downloads
References
ABRAHÃO, M. H. M. B. Pesquisa (auto)biográfica – tempo, memória e narrativas. In: ABRAHÃO, M. H. M. B. (Org.). A aventura (auto)biográfica – teoria & empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. v. 1, p. 201-224.
ARROYO, M. G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
AZEVEDO, L. G. N. G. Ética da alegria e do encontro: diálogos entre Deleuze e Espinosa. O Manguezal, v. 1, n. 2, p. 50-62, jan/jun 2018.
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira da Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, abr 2022.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional; 1996. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. p. 27833.
COSTA-PINTO, A. B. Alegria, liberdade, potência e pensamento político: sobrevoo em Espinosa. In: MARCHIORI NETO, D. L.; RABBANI, R. M. R.; FERREIRA, L. V. (Orgs.). Estudos contemporâneos sobre Direito, Estado e Sociedade. V. 3. Rio Grande, RS: Ed. da Furg, 2020, p. 40-49.
CUNHA, M. I. (Org.). Trajetórias de Lugares de Formação da Docência Universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara: Junqueira & Marin Editores, 2010.
DELORY-MOMBERGER, C. Biografía y educación: figuras del individuo-proyecto. 1. ed. Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras Universidad de Buenos Aires; Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2009.
FRANCHI, G. O. O. M. O estágio docente na pós-graduação: espaço ou lugar de formação do professor universitário? In: REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL DA ANPED – SUL, 11., 2016, Curitiba. Anais... Curitiba: ANPED, 2016, p. 1-5.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
FINGER, M. As implicações socio-epistemológicas do método biográfico. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo: Paulus, 2010.
JOAQUIM, N. de F. et al. Estágio docência: um estudo no programa de pós-graduação em administração da Universidade Federal de Lavras. RAC, Curitiba, v. 15, n. 6, p. 1137-1151, nov/dez 2011.
JOSSO, M. C. Experiência de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2002.
JOSSO, M. C. As histórias de vida abrem novas potencialidades às pessoas: entrevista com Marie-Christine Josso. Aprender ao longo da vida, n. 02, p. 16-23, 2004.
McDONALD, M. Desafios para a implementação da justiça social na formação de professores. In: DINIZ-PEREIRA, J. E.; ZEICHNER, K. M. (Orgs.) Justiça Social: desafio para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, p.105-140.
NÓVOA, A. Os professores e as Histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Porto, Porto Editora, 1995.
NÓVOA, A. Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem és e vice – versa. In: FAZENDA, I. (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. São Paulo: Papirus, 2003a.
NÓVOA, A. Novas disposições dos professores: A escola como lugar da formação; Adaptação de uma conferência proferida no II Congresso de Educação do Marista de Salvador (Baía, Brasil), em Julho de 2003b. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/handle/10451/685. Acesso em: 25 dez 2016.
NÓVOA, A.; FINGER, M. (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo: Paulus, 2010.
RUARO, L. M.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Formação do professor universitário: olhar brasileiro e espanhol. Debates em Educação, Maceió, v. 6, n. 12, jul/dez 2017.
SOARES, S. R.; CUNHA, M. I. Programas de pós-graduação em educação: lugar de formação da docência universitária? RBPG, Brasília, v. 7, n. 14, p. 577-604, dez 2010.
SILVA, B. V. et al. Formação inicial de professores de educação física: a prática pedagógica do professor universitário em questão. In: XV CONBRACE e II CONICE, 2007. Anais..., Recife, 2007.
SILVA, B. V.; CAPARRÓZ, F. E.; ALMEIDA, U. R. A produção de imaginários sociais sobre a escola e seus efeitos na formação inicial de professores de Educação Física. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 51-68, jan./mar. 2011.
SILVA, B. V.; CAPARRÓZ, F. E.; ALMEIDA, U. R. A produção de imaginários sociais nas aulas de Educação Física e seus efeitos na formação inicial de professores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 3, p. 51-68, set./dez. 2015.
VIEIRA, F. Formação pós-graduada de professores: construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 63, p. 85-101, jan./mar. 2017.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Debates em Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).