Inclu-ação

inclusion in basic education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p108-134

Keywords:

Epistemology of complexity., Special education., Inclusive education., Basic education., Pedagogical process.

Abstract

The “Inclu-Ação” in the perspective of inclusion in basic education, leads us to an awareness of our commitment and responsibility as a teacher to the student. In this direction, the research question was taken: what elements form part of the pedagogical process in the perspective of inclusive education in Basic Education nourished by complex thinking? Thus, the objective is to present the pedagogical process from the perspective of inclusive education in Basic Education nourished by complex thinking, carried out in a high school in Santa Catarina. This is case study research supported by documentary research, a qualitative approach, and for analysis, the content analysis of Amado (2017) used. The theoretical framework from the perspective of the epistemology of complexity is based on Moraes (2015; 2018), Morin (2003; 2007, 2015), Morin; Ciurana & Motta (2009); Petraglia (2013), Torre (2009; 2019), referring to special education, were supported by studies by Jannuzzi (2004; 2006), Bueno (2008; 2011). We conclude that, by aligning the principles of education in the perspective of inclusive education with the epistemology of complexity, a field of possibilities was opened to equip the teacher with theoretical-practical knowledge in the face of a proposal of "Inclu-Action" strengthening the pedagogical processes towards an education for diversity.

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Author Biographies

Vera Lúcia Simão, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) e Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade Regional de Blumenau - FURB; Pós-Graduação em Especialização na Formação para o Magistério, Administração Escolar, Supervisão Escolar e Orientação Educacional pela Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI; Mestrado em Investigação em Didática, Formação e Avaliação pela Universidade de Barcelona UB - Espanha (Reconhecido pela UFPR); Doutorado em Educação e Sociedade pela Universidade de Barcelona - UB - Espanha (Reconhecido pela UFPR). Professora no Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB UNIARP). Pertence a Linha de Pesquisa Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente e do Projeto de Pesquisa Formação Continuada de Professores da Educação Básica e Práticas Pedagógicas Complexas, Transdisciplinares e Ecoformadoras do PPGEB UNIARP. Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM FURB). Atualmente, é participante do corpo docente responsável pelo projeto de implantação do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade da UNIARP. Coordenadora do Curso de Pedagogia na modalidade EaD da UNIARP. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC/ADEC, RIEC ECOFOR, RIEC UNIARP, RIEC FURB e RIEC BRASIL). Membro do Programa de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas - GPFORPE FURB. Áreas de Interesse: ORA - Observar-Refletir-Aplicar; IFI - Inovar-Formar-Investigar; complexidade; transdisciplinaridade; ecoformação; criatividade; formação de professores; cenários ecoformadores.

Márcia de Souza Lehmkuhl, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP (2018). Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (2011). Especialização em Alfabetização pela Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC (2001) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC (1993). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), funcionária pública estadual no cargo de Pedagoga na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Ciências Humanas e de Educação (FAED), coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Estudantil (NUAPE). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar e Formação de Professores na Educação Básica (GEEFP) da UNIARP e Grupo de Pesquisa sobre Política Educacional e Trabalho (GEPETO) e do Grupo de Educação Especial (GEEP) da UFSC. Atualmente, é participante do corpo docente responsável pelo projeto de implantação do Curso de Doutorado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB/UNIARP). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), associada ao GT de Educação Especial. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, formação de professores, política educacional, história da educação especial.

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Published

2022-12-23

How to Cite

SIMÃO, Vera Lúcia; LEHMKUHL, Márcia de Souza; FRAGATA, Erecilda da Rocha. Inclu-ação: inclusion in basic education. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 36, p. 108–134, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n36p108-134. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14220. Acesso em: 25 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Complexidade, Tessituras Educacionais e Poética Transdisciplinar

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