Teacher training for higher education in a pandemic context

Authors

  • Raylson Francisco Nunes de Sousa Programa de Pós-Graduação/Universidade Estadual do Ceará em Educação (PPGE-UECE) https://orcid.org/0000-0003-0643-6764
  • Iure Coutre Gurgel Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN
  • Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro Programa de Pós-Graduação/Universidade Estadual do Ceará em Educação (PPGE-UECE)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-20.e14467

Keywords:

Teaching internship, Formative experience, Teacher training

Abstract

 

This article analyzes how the experiences and lessons learned during the Teaching Internship contribute to the pedagogical training of the future teacher with a view to teaching in Higher Education. Conducted in 2022 in a Graduate Program in Education, the qualitative approach of research was consolidated through theoretical foundations and narratives of experiences. The learning and experiences created during the Teaching Internship compete, in particular, for pedagogical training and the appropriation of knowledge about teaching in Higher Education, especially in a challenging context of remote teaching in the covid-19 pandemic.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file>. Acesso em: 09 jan. 2021.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC – Formação). Resolução nº 2/2019, de 20 de dezembro de 2019. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, n. 28, p. 115-119, 10 de fev. de 2020. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/>. Acesso em: 20 mar.2021.

CONTE, K. M.; PIMENTA, S. G. O Estágio em docência na pós-graduação: contributos para a profissionalidade docente. In. FARIAS, I. M. S.; LIMA, M. S. L.; CAVALCANTE, M. M. O.; SALES, J. A. M. Didática e prática de ensino na relação com a formação de professores. Fortaleza: CE: EdUECE, 2015.

FATIMA-JOAQUIM, N.; NASCIMENTO, J. P. B.; VILAS BOAS, A. A.; SILVA, F. T. Estágio docência: um estudo no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras. Revista de Administração Contemporânea, v.15.n.6, 1137-1151. (2011) Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/840/84020810009.pdf. Acesso em. 15 fev. 2022.

FERRAROTTI, F. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, A.; FINGER, M (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação Lisboa: Ministério da Saúde. Depart. de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. p. 17-34.

FERREIRA, N. S.; DA SILVA, G. F.; DE OLIVEIRA, F. L.; DA COSTA, C. A. ESTÁGIO DOCENTE DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: Desafios e perspectivas. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/23/28. Acesso em: 15 jan.2022.

FRANCISCO, W.; FRANCISCO-JUNIOR, W. E. Fomentando a Formação Docente de Pós-Graduandos Em Química: Um Estudo De Caso Na Disciplina De Estágio Docência. Química Nova, v. 44, p. 1196-1203, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.21577/0100-4042.20170764. Acesso em: 15 fev.2022.

FRANCO, M. A. R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, p. 534-551, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/m6qBLvmHnCdR7RQjJVsPzTq/abstract/?lang=pt. Acesso em 20 de mar. 2022.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

GHEDIN, E. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002, p. 129-50.

GUIMARÃES, M. da C. S. .; COSTA, E. A. da S. O estágio de docência no processo de construção da identidade profissional de pós-graduandos. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e4853, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7i1.4853. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4853. Acesso em: 26 out. 2022.

LEAL, E. A.; FERREIRA, L. V.; FARIAS, R. S. O papel do estágio docência no desenvolvimento de competências didático-pedagógicas no contexto da pós-graduação em Contabilidade. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), v. 14, n. 2, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.17524/repec.v14i2.2525. acesso em: 10 jan.2022

LIMA, M. S. L.; PIMENTA, S. G. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis pedagógica, v. 3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rpp.v3i3e4.10542. Acesso em: 15 jun.2022.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem componentes do ato pedagógico.– São Paulo: Cortez, 2011.

MACÊDO, G. F.; RAMÍREZ, N. L. Formando mediadores de argumentação: uma experiência de estágio docência. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, p. 647-651, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-35392018038011. Acesso em: 15 fev.2022.

MARTINS, M. A. R.; HARTMANN, Â. M.; SANTOS, A. F. Reflexões sobre o estágio docente em tempo de ensino remoto: uma experiência com ensino de Matemática na Educação Básica. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 10, n. 2, p. 45-59, 2021. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/2251. Acesso em: 10 jan.2022.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 32.ed. Petrópolis: Vozes, 2012. 80 p.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (CAPES). Mestrado e doutorado: o que são? Recuperado de https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/sobre-a-avaliacao/avaliacao-o-que-e/sobre-a-avaliacao-conceitos-processos-e-normas/mestrado-e-doutorado-o-que-sao. 2014. Acesso em: 20 fev. 2022.

MOARES, G. L. de. Estágio na licenciatura em Pedagogia: projetos de leitura e escrita nos anos iniciais. Petrópolis, RJ: Vozes; Maceió, AL: Edufal, 2012.

PEREIRA, R. C. M.; LEITE, E. G.; LEITE, F. E. G. Formação de professores no contexto pandêmico: reconfigurações do agir docente por alunos de graduação no estágio supervisionado no ensino remoto emergencial. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 37, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1678-460X202156059. Acesso em: 15 fev. 2022.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2005.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SABINO, I.; LIMA, L. S.; SILVA, S. P. Estágio supervisionado e pesquisa: Perspectivas e dilemas de uma experiência. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 52–65, 2018. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/95. Acesso em: 20 set. 2022.

SAVIANI, D.; GALVÃO, A. C. Educação na pandemia: a falácia do ensino remoto. Revista Universidade e Sociedade - ANDES. Ano 2021, n 67, p. 36-49, jan. 2021. Disponível em: 0e74d85d3ea4a065b283db72641d4ada_1609774477.pdf (andes.org.br). Acesso em: 01 set. 2022.

UECE, Universidade Estadual do Ceará. Projeto Pedagógico de Curso do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE, Fortaleza-Ceará. 2011. 271p.

UECE, Universidade Estadual do Ceará. Resolução nº 821/2011, CONSU, de 19 de dezembro de 2011. Disponível em: http://www.uece.br/ppge/wp-content/uploads/sites/29/2014/05/resoluo-n.-821-2011.pdf. Acesso em: 19 set. 2022.

UECE, Universidade Estadual do Ceará. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação de Itapipoca – FACEDI, 2008.

VAILLANT, D.; MARCELO, C. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: UTFPR, 2012.

VALENTE, G. S. C., DE MORAES, É. B., SANCHEZ, M. C. O., DE SOUZA, D. F., & PACHECO, M. C. M. D. O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.8153. Acesso em: 18 fev. 2022.

ZABALZA, M. A. Competencias docentes del profesorado universitario: calidad y desarrollo profesional. Madrid: Narceas Ediciones. 2003.

Published

2023-02-07

How to Cite

SOUSA, Raylson Francisco Nunes de; GURGEL, Iure Coutre; CASTRO, Francisco Mirtiel Frankson Moura. Teacher training for higher education in a pandemic context. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. 1–20.e14467, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-20.e14467. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14467. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê: O estágio de docência nos programas de pós-graduação stricto sensu

Similar Articles

<< < 

You may also start an advanced similarity search for this article.