AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E PRÁTICAS AVALIATIVAS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): revendo mitos, ritos, realidades

Authors

  • Francisco Alves Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI
  • Maria da Glória Carvalho Moura UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n17p29

Keywords:

Educação de Jovens e Adultos, Avaliação da Aprendizagem, Práticas Avaliativas.

Abstract

RESUMO

 

O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções de avaliação e práticas avaliativas utilizadas no cotidiano escolar na modalidade EJA, na perspectiva da avaliação da aprendizagem. Utiliza como procedimentos metodológicos para produção de dados o questionário, a entrevista e o grupo focal. A organização e a interpretação dos dados apoiam-se em Bardin (2011), Oliveira (2007) e nos princípios da Análise do Discurso. Os resultados alcançados revelam a existência de um referencial teórico amplo, refletindo avaliação e avaliação da aprendizagem, numa perspectiva emancipatória e democrática. No entanto, persistem os equívocos conceituais que valorizam o medir, o testar, desconsiderando a aprendizagem dos estudantes.

 

 

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Avaliação da Aprendizagem. Práticas Avaliativas.

 

 

ABSTRACT

 

This study aims to analyze the concepts of evaluation and assessment practices used in everyday school life in EJA modality in view of the assessment of learning . Used as instruments for production data the questionnaire , the interview and the focus group. The organization and interpretation of data are supported by Bardin (2011 ) , Oliveira (2007) and the principles of discourse analysis . The results obtained reveal the existence of a broad theoretical framework , reflecting evaluation and assessment of learning , an emancipatory and democratic perspective . However , there are still conceptual misconceptions that value the measure , the test , disregarding student learning .

 

 

Keywords: Youth and Adult Education . Learning assessment. Assessment practices .

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-04-16

How to Cite

RODRIGUES, Francisco Alves; MOURA, Maria da Glória Carvalho. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E PRÁTICAS AVALIATIVAS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): revendo mitos, ritos, realidades. Debates em Educação, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 29, 2017. DOI: 10.28998/2175-6600.2017v9n17p29. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2064. Acesso em: 13 aug. 2024.

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.