FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO: A PERSPECTIVA DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2011v3n6p70Abstract
Este artigo examina as políticas de formação continuada de professores do Ensino Médio em Minas Gerais. O foco analítico é o Programa de Desenvolvimento Profissional de Educadores (PDP), buscando-se apreender as concepções do Estado e do professor sobre esta formação. A coleta de dados foi feita por meio de análise de documentos e entrevistas. Os resultados confirmaram que o Estado pauta-se pela concepção ideal do professor como sujeito polivalente, competente e transformador da realidade. Para os docentes, um programa de formação continuada vertical, arbitrário e sem acompanhamento caracteriza o Estado centralizador que desconsidera a realidade e a prática que vivenciam.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).