UMA LEITURA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE O PODER PROFISSIONAL DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2012v4n7p87Abstract
Este trabalho pretende apresentar resultados obtidos com a pesquisa científica desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Sociologia, da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, cujo principal objetivo foi o de compreender as representações sociais dos professores dos cursos de licenciatura acerca do poder profissional docente, seus processos de construção e seus produtos. A pesquisa de natureza qualitativa apreendeu, por meio de entrevistas semiestruturadas e trabalhos com grupos focais, as representações sociais que se apresentaram distintas para os sujeitos pesquisados, e que puderam ser organizadas em três categorias: na primeira, os docentes investigados representam socialmente o poder profissional dos professores como uma ilusão, ou seja, algo inexistente. Na segunda categoria esse poder é socialmente representado como um alvo, uma meta em construção. E para o último grupo de professores a representação social do poder profissional docente organiza-se numa categoria denominada de evidência, dito de outra forma, esse poder existe e é constatado a partir das próprias características conceituais de poder profissional contido na literatura específica.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).