Narrar y aprender sobre educación infantil a través de portafolios reflexivos

la relación de estudiantes de licenciatura en pedagogía con el saber en el contexto de formación remota

Autores/as

  • Rosimeire Andrade Cruz Universidade Federal do Ceará
  • Messias Holanda Dieb Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p201-221

Palabras clave:

Relación con el saber, Educación infantil, Enseñanza remota

Resumen

El objetivo de este trabajo es comprender cómo un grupo de estudiantes de Licenciatura en Pedagogía, de una universidad pública, moviliza y otorga sentido a lo que han aprendido en una experiencia de enseñanza remota sobre educación infantil. La Teoría de la Relación con el Saber, propuesta por Bernad Charlot, fue utilizada como referente teórico para el análisis de los datos, que fueron construidos entre 2020 y 2021 a partir de una tarea de portafolio. El resultado del análisis destaca tres ejes temáticos sobre la relación de los estudiantes con el saber: la forma en que se condujeron las clases, los contenidos intelectuales discutidos y la producción de autoconocimiento a partir de los procesos reflexivos proporcionados por la elaboración de los portafolios.

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Biografía del autor/a

Rosimeire Andrade Cruz, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação Infantil, com ênfase em rotinas de atendimento às crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas, atuando principalmente nos seguintes temas: cobertura e qualidade do atendimento, formação de professores e organização do espaço e do tempo das crianças na instituição.

Messias Holanda Dieb, Universidade Federal do Ceará

Professor do Departamento de Fundamentos da Educacao e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde coordena o Grupo de Pesquisa γραφή (grafí) - Laboratório de Estudos da Escrita. Formado em Pedagogia, em 2000, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), cursou Mestrado (2002 - 2004) e Doutorado (2004 - 2007), ambos em Educação pela UFC. Em 2015, concluiu um Estágio Pós-Doutoral em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O referido estágio e a pesquisa nele realizada, sob a supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot (Paris 8 / UFS), foram vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade (EDUCON), da mesma universidade. Em 2016, concluiu um segundo Estágio Pós-Doutoral em Educação, com financiamente da CAPES (Processo BEX 0602/15-9), pela Universidade da Califórnia - USA - Campus Santa Barbara (UCSB), sob a supervisão do Prof. Dr. Charles Bazerman. Seus temas de interesse na pesquisa atualmente são: os estudos da escrita e os letramentos acadêmicos.

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Publicado

2022-08-31

Cómo citar

CRUZ, Rosimeire Andrade; DIEB, Messias Holanda. Narrar y aprender sobre educación infantil a través de portafolios reflexivos: la relación de estudiantes de licenciatura en pedagogía con el saber en el contexto de formación remota. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 201–221, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n35p201-221. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13696. Acesso em: 31 oct. 2024.

Número

Sección

Dossiê "Estudantes da universidade, narrativas e relação com o saber"

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