Inclu-ação

inclusión en la educación básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p108-134

Palabras clave:

Epistemología de la complejidad., Educación especial., Educación inclusiva., Educación básica., Proceso pedagógico.

Resumen

A “Inclu-Ação” na perspectiva da inclusão na educação básica, nos remete a uma tomada de consciência sobre nosso compromisso e responsabilidade da pessoa professor com a pessoa estudante. Nessa direção, tomou-se como pergunta de pesquisa: que elementos formam parte do processo pedagógico na perspectiva da educação inclusiva na Educação Básica nutridos pelo pensamento complexo? Assim, objetiva-se apresentar o processo pedagógico na perspectiva da educação inclusiva na Educação Básica nutridos pelo pensamento complexo, realizado em uma escola de ensino médio em Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa de estudo de caso apoiada na pesquisa documental, de abordagem qualitativa, e para análise usamos a análise de conteúdo de Amado (2017). O referencial teórico na perspectiva da epistemologia da complexidade, pauta-se em Moraes (2015; 2018), Morin (2003; 2007, 2015), Morin; Ciurana & Motta (2009); Petraglia (2013), Torre (2009; 2019), referentes à educação especial se apoiaram nos estudos de Jannuzzi (2004; 2006), Bueno (2008; 2011). Concluímos que, ao alinharmos os princípios da educação na perspectiva da educação inclusiva com a epistemologia da complexidade, abriu-se um campo de possibilidades em instrumentalizar o professor com conhecimentos teórico-práticos frente a uma proposta de “Inclu-Ação” fortalecendo os processos pedagógicos em direção a uma educação para diversidade.

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Biografía del autor/a

Vera Lúcia Simão, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) e Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade Regional de Blumenau - FURB; Pós-Graduação em Especialização na Formação para o Magistério, Administração Escolar, Supervisão Escolar e Orientação Educacional pela Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI; Mestrado em Investigação em Didática, Formação e Avaliação pela Universidade de Barcelona UB - Espanha (Reconhecido pela UFPR); Doutorado em Educação e Sociedade pela Universidade de Barcelona - UB - Espanha (Reconhecido pela UFPR). Professora no Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB UNIARP). Pertence a Linha de Pesquisa Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente e do Projeto de Pesquisa Formação Continuada de Professores da Educação Básica e Práticas Pedagógicas Complexas, Transdisciplinares e Ecoformadoras do PPGEB UNIARP. Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM FURB). Atualmente, é participante do corpo docente responsável pelo projeto de implantação do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade da UNIARP. Coordenadora do Curso de Pedagogia na modalidade EaD da UNIARP. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC/ADEC, RIEC ECOFOR, RIEC UNIARP, RIEC FURB e RIEC BRASIL). Membro do Programa de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas - GPFORPE FURB. Áreas de Interesse: ORA - Observar-Refletir-Aplicar; IFI - Inovar-Formar-Investigar; complexidade; transdisciplinaridade; ecoformação; criatividade; formação de professores; cenários ecoformadores.

Márcia de Souza Lehmkuhl, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP (2018). Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (2011). Especialização em Alfabetização pela Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC (2001) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC (1993). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), funcionária pública estadual no cargo de Pedagoga na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Ciências Humanas e de Educação (FAED), coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Estudantil (NUAPE). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar e Formação de Professores na Educação Básica (GEEFP) da UNIARP e Grupo de Pesquisa sobre Política Educacional e Trabalho (GEPETO) e do Grupo de Educação Especial (GEEP) da UFSC. Atualmente, é participante do corpo docente responsável pelo projeto de implantação do Curso de Doutorado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB/UNIARP). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), associada ao GT de Educação Especial. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, formação de professores, política educacional, história da educação especial.

Citas

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Publicado

2022-12-23

Cómo citar

SIMÃO, Vera Lúcia; LEHMKUHL, Márcia de Souza; FRAGATA, Erecilda da Rocha. Inclu-ação: inclusión en la educación básica. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 36, p. 108–134, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n36p108-134. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14220. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Complexidade, Tessituras Educacionais e Poética Transdisciplinar

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