La práctica docente en el Postgrado Stricto Sensu
desafíos para la formación del docente-investigador en psicología
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-19.e14439Palabras clave:
Prácticas docentes, Cosas didácticas, PsicologíaResumen
Este artículo tiene como objetivo analizar el proceso de pasantía docente de un Programa de Posgrado en Psicología. La investigación fue cualitativa. Se concluye que la pasantía docente debe envolver el proceso de formación pedagógica del docente-investigador en Psicología.
Descargas
Citas
ALVES, Larissa Roberta; GIACOMINI, Márcia Aparecida; TEIXEIRA, Verônica Modolo; HENRIQUES, Silvia Helena; CHAVES, Lucieli Dias Pedreschi. Reflexões sobre a formação docente na pós-graduação. Escola Anna Nery, n. 23, v. 3, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2018-0366
BALBACHEVSKY, Elizabeth. A pós-graduação no Brasil: novos desafios para uma política bem-sucedida. Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira 1, 2005, p. 285-314.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Circular n° 28/99/PR/CAPES de 26 de fevereiro de 1999 Brasília, 1999.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Documento de área 37: Psicologia. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/psicologia-pdf
BRAUN, Virginia.; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in: Psychology, n.3, v.2, p.77-101, 2006. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1191/1478088706qp063oa
CALEGARE, Marcelo Gustavo Aguiar; TAMBORIL, Maria Ivonete Barbosa. Formação, atuação e produção do conhecimento em Psicologia Social na Amazônia brasileira: retalhos da nossa história. TEXTOS E DEBATES, Boa Vista, n.31, p. 11-31, jan./jun. 2017. https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v1i31.4254
CAO, Wenjun et al. The psychological impact of the COVID-19 epidemic on college students in China. Psychiatry research vol. 287, 2020: 112934. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112934
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). (2020). Práticas e estágios remotos em psicologia no contexto da pandemia da covid-19. Brasília. Recuperado de https://site.cfp.org.br/cfp-e-abep-lancam-recomendacoes-sobre-praticas-e-estagios-remotos-em-tempos-de-pandemia/
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. CAPES. PLATAFORMA SUCUPIRA. Coleta de Informações 2019. Relatório de Dados Enviados do Coleta em 11/03/2019.
COSTA, Daiene Cássia Souza da. Docência universitária e formação pedagógica: o estágio de docência na pós-graduação stricto sensu. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação Comunicação e Artes, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/dissertacoes_teses/dissertacao_daiene_cassia_souza_costa.pdf
CONCEIÇÃO, Juliana Santos da; NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e professores iniciantes: dialogando sobre a formação de professores para o ensino superior. Revista Docência do Ensino Superior. Belo Horizonte/MG, v. 5, n. 1, p. 9-36, abr. 2015.Disponível em: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2015.1970
CRUZ, Giseli Barreto da. Didática e docência no ensino superior. Revista brasileira de estudos pedagógicos., Brasília, v. 98, n. 250, p. 672-689, set./dez. 2017. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i250.2931
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREITAS, Maria de Fatima Quintal de; SOUZA, Jusamara. Apresentação: Pensar a formação e a pesquisa na pós-graduação stricto sensu. Educar em Revista, v. 34, n. 71, p. 09-18, nov. 2018. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62549
INÁCIO, Amanda Lays Monteiro; MARIANO, Maria Luíza Silva; FRANCO, Sandra Aparecida Pires; OLIVEIRA, Kátya Luciene de. Estágio em docência na pós-graduação: perspectivas acerca da formação docente. Revista Transmutare, Curitiba, v. 4, p. 1-17, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.3895/rtr.v4n0.10435
JOAQUIM, Nathália de Fátima; VILAS BOAS, Ana Alice; CARRIERI, Alexandre de Pádua. Estágio docente: formação profissional, preparação para o ensino ou docência em caráter precário? Educação e Pesquisa., São Paulo, v. 39, n. 2, p. 351-365, abr./jun. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000200005
LIBÂNEO, José Carlos. O ensino de graduação na universidade: a aula universitária. Texto apresentado na XII Semana de Planejamento Acadêmico Integrado da Universidade Católica de Goiás (UCG), 2003, p. 01-13. Disponível em: http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/5146/material/UCG%20-%20ENSINO%20DE%20GRADUA%C3%87%C3%83O%20Novo.doc Acesso em: 12 ago. 2018.
LIMEIRA, George Nunes, BATISTA, Maria Edenilce Peixoto; BEZERRA, Janete de Souza. Challenges of using the new technologies in higher education in front of the COVID-19 pandemic. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 10, p. e2219108415, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i10.8415. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8415.
MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MASETTO, Marcos Tarciso; GAETA, Cecília. Trajetória da pedagogia universitária e formação de professores para o ensino superior no Brasil. Em Aberto, Brasília, v. 32, n. 106, p. 45-57, set/dez. 2019. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4224/3676.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). DIRETORIA DE AVALIAÇÃO (DAV.) Documento de Área 37 - Psicologia, Brasil, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/psicologia-pdf. Acesso 06 out 2022.
NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; VALDEGIL, Daniel de Assis; SABINO, Raquel do Nascimento. Ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19 no Brasil: estado da arte. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 2, p. e325271, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5271
PEREIRA, Denilson Diniz. Contextos históricos dos desafios do ensino superior na Região Amazônica. Revista do Instituto de Ciências Humanas, v. 16, n. 24, p. 46-70, 2020. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/revistaich/issue/view/1147
RESENDE, Gisele Cristina; SILVA, Iolete Ribeiro da; CALEGARE, Marcelo Gustavo Aguilar. O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas: proposta e perspectivas para a região Amazônica. Estud. psicol., Natal, v. 24, n. 2, p. 125-135, jun. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22491/16784669.20190015
SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação e Universidade: conhecimento e construção da cidadania. Interface Comum. Saúde Educ.; n.6, v.10, 117-124, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-32832002000100015
SALATA, André. Ensino Superior no Brasil das últimas décadas: redução nas desigualdades de acesso? Tempo Social, v. 30, n. 2, p. 219-253, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/125482
SILVA, Janssen Felipe da. Avaliação na Perspectiva Formativa-Reguladora: Pressupostos Teóricos e Práticos. 2ª Edição. Porto Alegre: Mediação, 2006.
SOUSA FELÍCIO, Luanna Lua; SILVA, Carmem Virgínia Moraes da. O desafio do estágio docente na Modalidade Remota como práxis em Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde. Revista de Iniciação à Docência, v. 6, n. 2, p. 433-451, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9285
PIMENTA, Selma Garrido, ANASTASIOU, Léa das. Graças Camargos. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Coronavírus. 2020. Disponível em: https://www.who.int/news-room/q-a-detail/q-a-coronaviruses
VALVERDE, Thalita Marcolan; SILVA, Albená Nunes da; PEREZ, Denise Alves; CAMPOLINA-SILVA, Gabriel Henrique; OLIVEIRA, Zulmira Medeiros Cleida Aparecida. Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação: descrição de uma experiência. Revista Formação Docente., Belo Horizonte, v. 09, n. 17, p. 67-84, ago./dez. 2017. Disponível em http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Debates em Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).