Prácticas corporales de aventura

arborismo en Educación Física escolar

Autores/as

  • Karine dos Anjos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Acassia dos Anjos Santos Rosa Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15874

Palabras clave:

Arborismo, Escuela, Prácticas corporales de aventura

Resumen

Este artículo presenta las posibilidades de insertar la escalada de árboles en la educación física escolar en la educación fundamental superior, implementando clases atractivas que estimulen la participación de los estudiantes, generando nuevas posibilidades de conocimiento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karine dos Anjos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestrado em educação pela Universidade Federal de Sergipe, Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe, Pedagogia pela Faculdade Jardins, atualmente é Supervisora escolar no Centro de Educação do Ensino Fundamental e Médio Jair Meneguelli (SESI-SE).

Acassia dos Anjos Santos Rosa, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Mestrado em Letras e Graduação em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Foi avaliadora do Programa Nacional do Livro Didático- PNLD 2017. Atualmente é professora Adjunta de Língua Espanhola na UFS onde coordenada o projeto Residência Pedagógica do curso Letras Espanhol e participa do grupo de pesquisa Diálogos Interculturais e Linguísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de espanhol, letramentos críticos, educação intercultural, decolonialidade, América-latina e materiais didáticos.

Citas

BETTI, M.; ZULIANI, L. R. Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, ano I, n.I, 2002.

BONORA, D. C. Possibilidades pedagógicas das práticas corporais de aventura nas aulas de Educação Física da rede municipal de ensino de Florianópolis. Trabalho de Conclusão de Curso de graduação. Centro de desportos e saúde. UFSC. 53p. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Brasília, DF, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Leis de Diretrizes e Bases. Lei n°9.394.1996.

DARIDO, S. C.; RANGEL, I.C. A. Educação Física na Escola: Implicações para a prática pedagógica. Rio De Janeiro: Guanabara Koongan, 2011.

DEMO. P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo, Atlas, 1981.

FARIA FILHO, L. M.; VAGO, T. M, (2001). Entre relógios e tradições: elementos para uma história dos tempos escolares em Minas Gerais. In: VIDAL, D. G.; HILSDORF, M. L. (Orgs.) Tópicas em história da educação. São Paulo: Edusp, p. 117-136.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3ª. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

GONZÁLEZ, F. J.: FENSTERSEIFER, P. E. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas para o não lugar da EF escolar I. Cadernos de Formação RBCE, p. 10-21, mar. 2010.

MASSAIA, D. R. Práticas corporais na natureza inseridas na educação física escolar. Monografia. Curso de Educação Física. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijuí, 2003. Disponível em: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/3382/TCC%20-%20DIONATAN%20RAFAEL%20MASSAIA.pdf?sequence=1 acesso em 11 de junho de 2019.

MASSAIA, D. R. Práticas corporais na natureza inseridas na educação física escolar. 45 f. Monografia. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Curso de Educação Física. Santa Rosa, 2015.

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa - características usos e possibilidades. Caderno de pesquisa em administração, v.1, n.3, São Paulo, p. 2, 1996.

PEREIRA, D.W.; CARVALHO, G.S.; RICHTER, F. Programa deescalada em rocha como educação física para alunos do ensino médio. In: Anais do 12º Congresso Paulista de Educação Física. Jundiaí –SP, 23 de junho de 2008.

Portal São Francisco. Arvorismo. Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/esportes/arvorismo acesso em 25 de maio de 2019.

SANTOS, K. A. Práticas Corporais de Aventura: uma proposta para a educação física escolar. 95 f. Monografia- Universidade Federal de Sergipe. Departamento de Educação Física. São Cristóvão. 2019.

SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. Campinas: Autores Associados, 1994.

SOLER, Reinaldo. Educação Física Escolar. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.

TAHARA A, K; CARNICELLI FILHO, S. A Presença de Atividades de Aventura na Educação Física Escolar. Arquivos de ciências e do esporte, 2013. Disponível em: http://www.ufm.edu.br/ acessado em: 19 de janeiro de 2018.

TAHARA, A. K; DARIDO, S. C. Práticas Corporais de Aventura em aulas de Educação Física na Escola. Conexões Campinas, SP v. 14 n. 2 p. 113-136 abr./jun. 2016.

VENÂNCIO, L. DARIDO, S. C. A educação física escolar e o projeto político pedagógico: um processo de construção coletiva a partir da pesquisa-ação. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v.26, n.1, p.97-109, jan./mar. 2012.

Publicado

2023-09-05

Cómo citar

SANTOS, Karine dos Anjos; ROSA, Acassia dos Anjos Santos. Prácticas corporales de aventura: arborismo en Educación Física escolar. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15874, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15874. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15874. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Formação docente: experiências e correlatos teórico-práticos

Artículos similares

<< < 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.