Investigación en política educativa

perspectivas metodológicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16485

Palabras clave:

Investigación, Políticas educativas, Perspectivas metodológicas

Resumen

El trabajo pretende contribuir al fortalecimiento del campo académico de la política educativa, compartiendo lecturas y orientaciones respecto de las dimensiones teórico-metodológicas consideradas, en la literatura, como fundamentales para la realización de investigaciones en educación. Para ello, se explora la importancia de que el investigador tenga claro el marco teórico, método y caracterización de la investigación en cuanto a la naturaleza, problemática, objetivos y procedimientos técnicos en la producción académica en política educativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diego Bechi, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo (Linha de Políticas Educacionais). Possui graduação em Filosofia, especialização em Metodologia para o Ensino da Filosofia (2009) e mestrado em educação (bolsista Capes) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF) (Linha de Políticas Educacionais). Tem direcionado seus estudos e pesquisas no campo das políticas educacionais, priorizando os seguintes temas: estado, reformas educacionais, políticas públicas, políticas da educação básica e superior no Brasil e na América Latina, financiamento da educação superior, formação de professores, precarização e intensificação do trabalho docente e formação para a cidadania democrática. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior (GEPES – UPF) e do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior – GIEPES. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul (GEPPES UNOESC/SUL). É membro do conselho editorial “As dimensões da formação humana” da editora Mercado de Letras e atua como coordenador do Polo da Universidade Aberta do Brasil de Tapejara/RS.

Ana Luiza Fochesatto, Universidade de Passo Fundo (UPF) - Instituto da Saúde

Estudante do sexto semestre de psicologia. No momento faz parte da Liga Acadêmica de Psicologia Social e da Saúde - LAPSS, da Universidade de Passo Fundo, e da Liga de Saúde Mental - LISAM, do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, atuando como presidente. Também, é bolsista FAPERGS no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior na Universidade de Passo Fundo (GEPES/UPF). Além disso, atua como voluntária do projeto de extensão Indivíduos e Famílias em Transformação - InFAT, na área de orientação de pais.

Citas

FÁVERO, Altair. A.; TONIETO, Carina; BUKOWSKI, Chaiane; CENTENARO, Junior, B. (Orgs.). Pesquisa em política educacional: perspectivas metodológicas. Porto Alegre: Livrologia, 2023.

Publicado

2024-02-08

Cómo citar

BECHI, Diego; FOCHESATTO, Ana Luiza. Investigación en política educativa: perspectivas metodológicas. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16485, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16485. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16485. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Resenhas

Artículos similares

<< < 42 43 44 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.