Apresentação - Dossiê "Políticas, concepções e práticas de currículo, formação e avaliação"

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsppx-xv

Résumé

Este dossiê temático da revista Debates em Educação, que tem por título “Políticas, Concepções e Práticas de currículo, formação e avaliação”, tem como origem temas e discussões de um curso da Escola de Altos Estudos (EAE da CAPES, Edital 14/2018) que ocorreu em 2019. Este curso, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc) do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Brasília (UnB), envolveu também como parceiros outros programas de pós-graduação de universidades situadas nas regiões Norte (UFAM), Nordeste (UFAL, UFCG, UFPB) e Centro-Oeste (UFMS, UFG) do Brasil. Na sua concretização o curso permitiu aprofundar o conhecimento produzido por investigações de distintos programas de pós-graduação brasileiros, mas também internacionais, e proporcionou a partilha de teorias e orientações metodológicas que têm sido seguidas em pesquisas focadas no currículo, na avaliação e na formação. São algumas dessas pesquisas que este dossiê apresenta nos dezessete artigos que o compõem e que têm como autores acadêmicos do Brasil, de Portugal e de Espanha. O dossiê contém ainda uma entrevista a um acadêmico espanhol, Miguel Zabalza, conhecido internacionalmente pelos contributos que tem dado no campo dos estudos curriculares.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Lucinalva Andrade Ataide de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida concluiu o doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2008, tendo também realizado doutorado sanduíche pela Universidade do Porto. Atualmente é Professora Associada II do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua no curso de graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc). Seus focos de estudo estão centrados na área de Educação, com ênfase em Políticas e Práticas Curriculares, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo; Políticas Curriculares; Práticas Curriculares; Práticas de Avaliação; Formação de Professores e Cotidiano Escolar.

Carlinda Leite, Universidade do Porto (UP – Portugal)

Professora Emérita da Universidade do Porto, Portugal, Presidente da Comissão de Ética da  Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e Investigadora sénior do Centro de Investigação e Intervenção na Educação (CIIE) desta Faculdade. Neste centro de pesquisa, cocoordena a comunidade prática de investigação CAFTe (Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas). Foi anteriormente Diretora da FPCEUP (de 2005 a 2007 e de 2009 a 2010) e diretora do Programa de Doutorado em Ciências da Educação. Tem liderado vários projetos de pesquisa, nacionais e internacionais, financiados. No âmbito da Agência Portuguesa para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, preside aos painéis nacionais de avaliação e acreditação dos cursos de pós-graduação em Educação / Ciências da Educação. Também participou de painéis de avaliação de cursos na Croácia e na Lituânia. Atua como consultora e revisora externa para órgãos de formulação de políticas. Publicou 22 livros e monografias e mais de 250 artigos acadêmicos e capítulos de livros. Destes artigos, vários são publicados por revistas Scopus, de que são exemplo: Digital Education Review; Journal of E-Learning e Knowledge Society; Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; Magis; Educação e Pesquisa; Currículo sem Fronteiras; Meta: Avaliação; Arquivos Analíticos de Políticas Educativas; Educational Studies; Education as Change; The Australian Educational Researcher; European Journal of Engineering Education; Futures; Profesorado. Revista de Currículum y Formación del Profesorado; Improving Schools; E-learning and knowledge Society.

Téléchargements

Publié-e

2020-12-10

Comment citer

ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de; LEITE, Carlinda. Apresentação - Dossiê "Políticas, concepções e práticas de currículo, formação e avaliação". Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp, p. x-xv, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEsppx-xv. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11499. Acesso em: 16 sept. 2024.

Numéro

Rubrique

Editorial