PAULO FREIRE: LEITOR DA PALAVRAMUNDO

Auteurs-es

  • ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES UFAL

Résumé

Discute-se neste artigo o ato de ler. Não qualquer ato de ler e tampouco de um leitor comum, entretanto o ato de ler do educador Paulo Freire, considerado o teórico da pedagogia da libertação. Aqui, há uma imersão da pesquisadora na relação texto-leitor, com especificidade nas idéias freireanas. A autora parte de um problema-chave: é Paulo Freire um teórico cujo pensamento não tem bases científicas? Na tentativa de dar resposta à pergunta a pesquisadora em tela percorreu algumas obras do pensador pernambucano, utilizando como metodologia a análise de discurso foucaultiana. A conclusão a que se chegou é a seguinte: Paulo Freire é o leitor da palavramundo e como tal fundamentou seu pensamento em grandes nomes do pensamento ocidental europeu e superou tais pensadores como Marx, Engels, Fromm, Lukács e outros.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES, UFAL

Professora Adjunta do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação da Educação Brasileira do Centro de Educação da UFAL.

Téléchargements

Publié-e

2010-10-08

Comment citer

DIÓGENES, ELIONE MARIA NOGUEIRA. PAULO FREIRE: LEITOR DA PALAVRAMUNDO. Debates em Educação, [S. l.], v. 2, n. 3, 2010. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/63. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos